Ílhavo: PS defende que obteve “um importante resultado eleitoral” nas Europeias.

2019-05-30 08:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Ílhavo já fez balanço às autárquicas e conclui que obteve “um importante resultado eleitoral” no concelho de Ílhavo deixando contributo para a vitória do PS no país.

Responde ao PSD que tinha defendido a derrota do PS em sinal contrário com a tendência nacional.

Face aos resultados de 2014, o PS aumentou a votação em cerca de 20%; subiu cerca de 3 pontos percentuais de 23,63% para 26,49%, e diz que é uma subida “acima do crescimento do PS verificado no conjunto do território nacional”.

A 127 votos do PSD, partido mais votado, o PS diz que “não há memória, em eleições de âmbito nacional, de uma votação tão próxima entre os dois maiores partidos em Ílhavo”.

O PS mostra-se “convicto” de que o resultado eleitoral em Ílhavo é “bem demonstrativo” do reconhecimento crescente dos munícipes de Ílhavo do “trabalho realizado pelo PS na governação do País e na sua capacidade de defender os interesses dos portugueses junto das instituições europeias”.

Resultados que reforçam a confiança da concelhia no rumo seguido e o ânimo na mobilização dos apoios para os próximos atos eleitorais.

Defende que o esforço local foi relevante para o reconhecimento dos eleitores em todas as freguesias e que há mérito pelo “intenso trabalho da estrutura local do PS em Ílhavo e dos seus autarcas”.

Sinal desse esforço, segundo o PS de Ílhavo, foi a presença do cabeça-de-lista do PS, Pedro Marques, e da nº 2 da lista do PS ao Parlamento Europeu, Maria Manuel Leitão Marques, no concelho de Ílhavo, em ações de contacto com instituições e as populações do concelho.

Quanto à abstenção, o PS diz que apesar de ter baixado continua acima da média nacional e aponta o dedo ao PSD a quem acusa de apresentar “lágrimas de crocodilo”.

“Aqueles lamentos vêm de um Partido que, na governação autárquica, foge ao debate e ao diálogo político com os partidos de oposição, que não escuta a população para a estruturação das suas principais medidas, que ainda não implementou o Orçamento Participativo e tarda em concretizar a instalação do Concelho Municipal de Juventude – importantes instrumentos de aproximação entre eleitos e eleitores”.

A estrutura liderada por Sérgio Lopes diz que “levará a sério” a preocupação manifestada pelo PSD de Ílhavo “no dia em que se verificar a alteração da forma de governar, hoje divorciada de novas dinâmicas de aprofundamento da participação cívica dos eleitores na governação autárquica”.