Ílhavo: PS contra cortes nos apoios às associações.

2020-07-27 09:25

Categoria: 

Concelho: 

O PS de Ílhavo assume “veemente desagrado” pela proposta dos apoios financeiros às associações do concelho constante da proposta de acordos de cooperação com as coletividades locais.

Fala em “surpreendente e histórica redução dos apoios em mais de 20%” e considera que tal medida encerra um “injusto e irracional” desígnio em ano de crise pandémica, social e económica.

“Às circunstâncias difíceis que atravessamos, os Vereadores socialistas entendem que deve corresponder um fortíssimo sentido de comunidade ao qual as associações são essenciais. Os acordos de cooperação impostos pela maioria PSD dão o sinal inverso, o da letargia, da inatividade”, acusam os vereadores do PS.O PS lembra que há disponibilidade financeira e que o Plano de Atividades para 2020 prevê investimento superior ao verificado em 2019 no apoio às associações.

E diz que a disponibilidade resulta ainda da “redução drástica” das despesas da autarquia fruto da suspensão da sua atividade em muitas áreas.

Para além de contestar os cortes, o PS defende que deveria ser criada uma “linha de financiamento suplementar” para colmatar desequilíbrios orçamentais resultantes da diminuição de receita provocada pela inatividade durante a fase mais crítica da crise pandémica e permitir o investimento relacionado com a aquisição de material de proteção individual, adequação das sedes e das atividades às recomendações das autoridades de saúde.

“O concelho de Ílhavo poderá continuar a contar com as suas associações, ainda que 2020 fique para a História como o ano em que mais as associações precisaram da Câmara e menos apoio receberam. E que ainda assim, mostraram a sua fibra e estiveram ao lado das suas gentes sem arredar pé”.