Ílhavo: PS aposta na valorização da ria, redução do IMI e no aprofundamento da democracia participativa.

2017-09-07 23:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Valorizar a democracia participativa, investir na educação, reduzir o IMI e apostar na valorização das frentes ribeirinhas são apostas nucleares do programa do PS caso Eduardo Conde seja eleito presidente da Câmara de Ílhavo no dia 1 de Outubro. O 'Compromisso Eleitoral' da candidatura socialista foi apresentado esta noite.

Candidatos e apoiantes dos candidatos compareceram na sessão, quase enchendo a 'sala', para ouvirem Eduardo Conde, cabeça de lista à Câmara Municipal, falar dos “10 compromissos” assumidos pelo PS.

O cabeça de lista assegura que pretende diminuir a taxa de IMI, criar um programa de oferta de manuais escolares para os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, construir um Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, criar espaços públicos de acesso livre à internet nos espaços centrais do Concelho, implementar o Orçamento Participativo Municipal, implementar medidas de apoio à esterilização dos animais errantes, criar praias fluviais no Canal do Boco e no Canal de Mira e novas áreas para a prática desportiva nas quatro Freguesias, criar uma piscina de água salgada na frente-ria da Costa Nova, implementar iluminação artificial no Caminho do Praião e avançar para a iluminação dos passadiços na Barra e Costa Nova e, por fim, concluir a rede de saneamento básico no Concelho.

Eduardo Conde vincou na sua intervenção, “os valores da democracia, liberdade, o respeito pelas minorias, a capacidade de iniciativa e igualdade de oportunidades para todos”. Falou em “trabalho dedicado e digno (…) promovendo a coesão social, segurança cívica, respeito pelo meio-ambiente e a promoção das instituições e empresas locais”.

Vincou desenvolver, no seu mandato, se for eleito, um trabalho “baseado na verdade e transparência”. Os cidadãos “serão o centro da acção desenvolvida”, sublinhou. “Todos deverão ser participantes activos no processo politico”, disse, prometendo “criar espaços de dialogo com todas as comunidades concelhias”, frisou.

“Criaremos um site, on-line para divulgar o destino dos dinheiros públicos” e voltou a falar na necessidade de recuperação da capacidade de liderança do Concelho de Ílhavo no seio da CIRA.

A Acção Social “nunca será descurada”, sublinhou. A intervenção social “assumirá um papel relevante no nosso trabalho diário”, disse, prometendo “aumentar o apoio financeiro às IPSS's, firmar mais Protocolos de parceria, e vigilância activa às situações de carência social”.

Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Cidadania, Economia e Emprego, Turismo, Empreendedorismo, Modernização Administrativa, Ambiente, Ordenamento do Território, Mobilidade, Planeamento Urbano, Habitação e Protecção Civil, são áreas privilegiadas pelos socialistas no seu Plano de Acção política. 

O candidato aproveitou ainda o momento para lamentar que a maioria tenha optada pelo mês de Setembro para entregar os apoios aos clubes do concelho. Critica formas "apressadas de apresentar serviço".

“Nunca verão uma equipa por mim liderada a anunciar o trabalho feito no ultimo mês. Vamos tentar apresentar rapidamente resultados. Não me vão ver despejar donativos apressadamente como assistimos esta semana independentemente de terem legitimidade para o fazer. Não é no último mês que isto se faz”.

Conde salienta a experiência trazida à campanha como uma primeira vitória já consumada. Diz que é, também, ferramenta no combate à abstenção. E revela que no final dos próximos quatro anos nada será como dantes (com áudio)