Ílhavo: Pelouro da maioridade movimenta mais de mil seniores.

2017-03-16 11:46

Categoria: 

Concelho: 

O Pelouro da Maior Idade mobiliza, em Ílhavo, mais de mil seniores. No balanço apresentado pela autarquia é referido que as diferentes ações ajudaram a consolidar e incrementar planos de vida ativa e envolvimento comunitário.

O Fórum Municipal da Maior Idade registou uma utilização diária de cerca de 50 utilizadores com utentes do Espaço de Convívio da Junta de Freguesia da Nazaré, do Espaço Sénior da Obra da Providência, do Programa de Atividade Física do Movimento Maior, do Projeto TeatralIdades e dos Espaços Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo.

No que diz respeito à atividade dos Espaços Maior Idade, o ano letivo 2015/2016 contou com um total de 1.020 pessoas.

O Movimento Maior, programa de atividade física, registava a 31 de dezembro de 2016 um total de 339 inscritos.

A Semana da Maior Idade/Viver Solidário 2016, que decorreu de 12 e 18 de setembro, movimentou nos passeios 1200 pessoas e o Sarau da Maior Idade levou à Casa da Cultura de Ílhavo 500 pessoas.

A novidade foram os projetos TeatralIdades e o Idolíadas. Jogando com as suas memórias e experiência emocional, em 2016 os participantes puderam experimentar a dramatização e o jogo teatral com ganhos ao nível do autoconhecimento e participação em atividades de grupo.

O culminar desta segunda edição foi a apresentação da peça de teatro “Olha a Ilha’Vó”, fazendo parte integrante na edição 2016 do Festival de Teatro do Município de Ílhavo.

A segunda edição do Projeto “Idolíadas – A Arte na Terceira Idade foi organizada em parceria com a Escola Profissional de Aveiro e contou com a participação de quatro Instituições de Solidariedade Social: Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Centro Social e Paroquial N. Sra. da Nazaré, Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Lar de S. José.

A 29 de abril de 2017 será apresentada a III edição das Idolíadas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré

Atualmente, o Pelouro da Maior Idade encontra-se em “franca expansão” da sua atividade, através do lançamento de novos projetos e rubricas de interesse para a população, tais como "Uma Colher de Conversa...", "O Saber Não Ocupa", Teatro Musical, Intervenções Urbanas, entre outras em fase de lançamento.