Ílhavo: PCP considera “anti-democrática” e “discricionária” recusa de cedência do CCI para debate sobre os 100 anos da revolução de outubro.

2018-02-01 10:26

Categoria: 

Concelho: 

O PCP escreve uma carta aberta a Fernando Caçoilo a lamentar que a autarquia de Ílhavo não tenha cedido o espaço da Casa da Cultura de Ílhavo para um debate sobre os 100 anos da revolução de outubro e a pedir que reconsidere a resposta que entende como atitude “anti-democrática” e “discricionária”.

A estrutura regional do PCP manifesta “profunda indignação” pela recusa da cedência das instalações do foyer do Centro Cultural de Ílhavo para realização de um debate e exibição de uma exposição sobre os 100 anos da Revolução de Outubro.

O pedido foi feito a 23 de Novembro e recebeu resposta a 19 de Janeiro e do gabinete da presidência o PCP diz ter recebido uma justificação que considera estranha.

“É dito ao PCP que as atividades propostas ´não se enquadram na planificação prevista` porque não contribuem para ´valorizar o percurso histórico e valores identitários locais`”.

O PCP considera esta uma “desculpa de mau pagador”, de quem atua na base do “preconceito político-ideológico” e gere a coisa pública como se “fosse sua propriedade”, “desrespeitando os mais elementares princípios de convivência democrática entre forças políticas e sociais”.

“Só tal atitude poderá justificar que um espaço que acolhe - e faz muito bem em acolher! - eventos como palestras sobre fadiga, sessões de yoga e peças autobiográficas sobre autores nascidos em Moçambique, não possa acolher um debate sobre o que é indiscutivelmente um dos maiores acontecimentos do século XX - goste-se ou não dele - com impacto económico, político, social e cultural à escala planetária”.