Ílhavo: "Olhem mais para a Ação Social" - Felisbela Bernardo (CASCI).

2022-11-16 10:32

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A um dia do debate sobre Plano e Orçamento da Câmara de Ílhavo para 2023, a presidente da administração do CASCI apela ao reforço de verbas para o setor social.

Felisbela Bernardo que gere uma entidade com cerca de 250 funcionários e com valências em diferentes áreas, afirma que o trabalho desenvolvido no setor permite auxiliar os setores mais desfavorecidos da sociedade.

Entende que o Município deve aumentar as verbas disponíveis ou na impossibilidade de o fazer ponderar onde coloca o dinheiro (com áudio)

Cumpridos dois mandatos de quatro anos num total de 8 anos de liderança, Felisbela Bernardo afirma que chegou a hora de encontrar novos protagonistas.

Admite que não sendo um processo fácil haverá soluções alternativas.

A administradora alerta para a importância de fomentar modelos alternativos de gestão uma vez que o trabalho assente na gestão mais voluntarista tem tendência a acabar (com áudio)

O CASCI tem 12 respostas sociais nas áreas do acolhimento, reabilitação, infância e ação social ao serviço de Ílhavo mas como respostas aos apelos de Aveiro e Vagos.

Da experiência de 8 anos no Casci, assume que se trata de uma época marcante pelo grau de exigência, pela entrega necessária e pelo apego que se cria, sem esquecer todos os sobressaltos vividos nos últimos anos com a pandemia (com áudio).

Entrevista a Felisbela Bernardo ao programa "Conversas" em emissão marcada para as 19h na semana em que a instituição celebra 42 anos.

O Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo realiza, no próximo dia 20 de novembro de 2022, um concerto solidário evocativo do 42.º aniversário.

Concerto anual na Casa da Cultura de Ílhavo por ocasião do aniversário.

O dia de festa começa às 15h30 com a apresentação do presépio solidário 2022 e o FANF arte.

Projeto em curso, de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2022, custeado pelo Programa de Financiamento e Projetos Instituto Nacional para a Reabilitação e pela Fundação Altice.

Trata-se da dinamização de uma oficina de dança criativa onde os jovens com deficiência integrarão como participantes (bailarinos) e co-autores de uma produção artística, supervisionados pela formadora-monitora de artes performativas.

Após o termo do projeto, o grupo continuará a funcionar, como tem vindo a acontecer desde 2015.

O projeto pretende integrar 21 jovens adultos com deficiência na oficina de dança criativa e na nova produção artística, que surgirá na forma de videodança a ser projetada no concerto comemorativo do CASCI, no final de novembro.

Em termos individuais, o projeto promove o bem-estar e a auto estima dos jovens adultos, com deficiência, integrados em oficinas para desenvolvimento de capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal.

Perto das 16h será apresentado o vídeo evocativo do 42.º aniversário e às 16h10 arranca o concerto de Coimbra Gospel Choir.