Ílhavo: "O surgimento de casos de Covid apanhou todos de surpresa numa fase em que o Estado ainda se preparava para combater a pandemia" - Fernando Caçoilo.

2020-05-09 18:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Ílhavo assume que a forma como a pandemia chegou ao concelho de Ílhavo e país apanhou de surpresa as entidades públicas e privadas e só ao fim de dois meses pode dizer-se que a situação começa a estar controlada.

Fernando Caçoilo confirma a realização de uma segunda rodada de testes nos lares para despistar casos de Covid 19 sabendo-se que no Lar de São José a despistagem identifica ainda 4 casos positivos mas estáveis.

Os testes de despistagem que chegaram a motivar intervenção crítica de autarcas em Março foi um dos pontos sensíveis desse ajustamento à nova realidade.

“O surgimento de casos no lar de Sao José apanhou todos de surpresa numa fase em que o Estado ainda se preparava para combater a pandemia. Hoje isso já acontece. Todas as semanas fazemos testes e há capacidade de resposta. As coisas estão controladas. Estamos na segunda rodada de testes. Há quatro positivos mas temos que estar atentos. O vírus continua a andar por aí mas esperamos que nada mais aconteça”.

No concelho de Ílhavo, na Gafanha da Nazaré, o caso de uma empresa de pesca, no terminal bacalhoeiro, com vários trabalhadores infetados, preocupa as autoridades de saúde que seguem o caso com atenção.

Esta semana serão avaliadas as medidas ordenadas no decurso da abodagem ao caso que tem merecido debate regular nas reuniões da proteção civil (com áudio).

“Essa situação tem sido tema de debate na sub comissão da proteção civil que reúne semanalmente. O processo tem tido acompanhamento da delegada de saúde e o cruzamento de competências da ACT. Está controlada mas não resolvida e com acompanhamento de entidades competentes. Há permanente contacto”, refere Fernando Caçoilo.

Depois da especulação potenciada pelas redes sociais e por um ambiente de denúncia pública que chegou mesmo a visar uma superfície comercial, também as trabalhadoras da empresa de pesca demonstravam preocupação não só pela segragação mas também pela necessidade de implementar medidas de contingência que viriam a ser orientadas pela Autoridade de Saúde.

Ílhavo olha com prudência para a reabertura de serviços e a autarquia já assumiu que depois dos cemitérios, vai garantir a reabertura de mercados e alguns serviços presenciais por marcação.

Fernando Caçoilo defende um esforço pausado para não colocar em risco as medidas de controlo da pandemia (com áudio).

“Decidimos que iríamos abrir os mercados de responsabilidade da Câmara e das Juntas, da mesma forma que decidimos a reabertura dos cemitérios. Queremos fazer uma abertura com responsabilidade e com regras definidas, controlo de entradas e saídas, uso de equipamentos de proteção e abertura apenas para a venda de produtos alimentares. Espero que todos cumpram regras para passo a passo retomarmos o nosso ritmo”.

No caso dos serviços municipais assume que vai demorar mais algumas semanas para perceber a evolução da pandemia.

“Quanto aos serviços municipais vão manter-se encerrados e vamos verificar semana a semana a evolução. A reabertura vai ser pausada. Esta segunda há serviços que são ativados mediante marcação prévia. Quanto à abertura total vamos aguardar mais algum tempo”.

Com o reforço de cerca de 200 mil euros para apoio social, o autarca salienta a abertura para ajudar as famílias e o pequeno comércio. E deixa aberta a possibilidade de surgirem novos reforços (com áudio).

“O fundo de apoio a famílias foi reforçado em 200 mil euros para criar uma relação mais abrangente e mais aberta com as famílias que possam perder rendimentos. Foi definido o reforço sempre numa perspetiva indicativa. Este valor pode ser sempre ajustado a qualquer momento. Esperamos que não seja todo utilizado o que seria bom sinal. É uma questão sensível e de incógnita”.

O pequeno comércio garante isenções nas construções de esplanadas e reclamos. “Mesmo reabrindo damos algum tempo ao comércio para se reajustar”.