Ílhavo: Meio milhão para o 'Verão no Município'. José Malhoa, Anjos, David Carreira, Agir e Sara Correia sobem ao palco do Festival do Bacalhau.

2023-06-06 17:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O programa “Verão em Ílhavo” apresenta 40 dias de música, animação, desporto e gastronomia num investimento de 475 mil euros.

Ílhavo quer atrair residentes mas também turistas a festas e romarias, Festival da Juventude “Mareato” e festivais de gastronomia (Festival da Sardinha, Festival do Marisco e Festival do Bacalhau).

O programa arranca com o Mareato que se realiza entre 1 e 9 de julho, na Praia da Barra e na Costa Nova.

Vocacionado, sobretudo para o público jovem e jovem adulto, o Mareato tem quatro concertos agendados para 7 e 8 de julho, no Largo do Farol, na Praia da Barra.

No dia 7, há concerto do Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, com organização da d'Orfeu Associação Cultural e do 23 Milhas).

Shantel e Bucovina Club Soundsystem dão os primeiros concertos às 19 horas.

Mais tarde, às 22h30, estreia a “Orquestra do Mar”, projeto comunitário com jovens músicos das escolas privadas de música do Município de Ílhavo.

Nesta primeira edição, a Orquestra do Mar junta-se aos Lavoisier para reinterpretar o álbum “Por este rio acima”, de Fausto.

No dia 8, há mais um concerto do Festim, Electric Jalaba (de Marrocos e Reino Unido), às 19 horas, seguindo-se, às 22h30, o concerto de Capitão Fausto.

Além dos concertos, o Mareato inclui uma programação diurna lúdica e desportiva, da qual se destaca a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, a 1 de julho, a XIV Travessia da Ria a Nado/IX Aquatlo, no dia 2 de julho, a competição Cross-Training Mare Chalenge, nos dias 8 e 9 de julho, e a Neon Run, com uma vertente mais lúdica, no dia 9 de julho.

O Mareato representa um investimento de 67 mil euros.

O Festival da Sardinha, em parceria com a APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro), realiza-se de 13 a 16 de julho, no relvado da Costa Nova.

No mesmo local, de 27 a 30 de julho, realiza-se o Festival do Marisco, em parceria com o Illiabum Clube.

O Festival do Bacalhau, o maior evento gastronómico do Município de Ílhavo, realiza-se de 9 a 13 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré.

Além dos pratos de bacalhau, servidos por dez associações do Município de Ílhavo, o grande atrativo deste festival são os concertos do Palco Estibordo: José Malhoa, no dia 9 de agosto; Anjos, a 10 de agosto; David Carreira, 11 de agosto; Agir, 12 de agosto; e Sara Correia, a 13 de agosto.

Um dos destaques da edição 2023 do Festival do Bacalhau é o “Azul Petróleo”, um amplo projeto de criação comunitária multidisciplinar, com um cariz ecológico, que tem vindo a ser dinamizado, desde fevereiro passado e culminará com uma instalação/performance a apresentar todos os dias no Festival do Bacalhau.

O autarca de Ílhavo salienta a aposta no cruzamento de valores culturais com a tradição gastronómica num todo que pode ser decisivo na atração de turistas (com áudio) 

“É através dos eventos que o nosso Município aumenta a sua atratividade turística, nacional e internacional, conjugando a dimensão patrimonial e histórica, que é fundamental, mas também pela oferta cultural e gastronómica”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo.

Com o intuito de proporcionar melhores condições de trabalho às associações participantes, a Câmara Municipal de Ílhavo vai alugar um novo modelo de cozinhas modulares, em contentores devidamente credenciados para o efeito, o que implica um acréscimo de investimento de cerca de 15 mil euros.

O autarca revela tratar-se de uma forma de valorizar quem trabalha no festival (associações) mas também repeitar quem fiscaliza as regras sanitárias (com áudio)