Ílhavo: Luís Diamantino apresenta candidatura à presidência da concelhia do PSD.

2023-11-24 07:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Luís Diamantino é candidato à presidência da concelhia de Ílhavo do PSD em lista agregadora das diferentes sensibilidades.

Nomes como Paulo Pinto Santos, Rui Dias ou Paulo Costa assumem posições em diferentes estruturas da lista que se prepara para o ato eleitoral de Dezembro.

Uma lista que pretende “renovar e fortalecer” o Partido, “contribuir para uma vitória nacional nas eleições de março de 2024 e prepará-lo para vencer as eleições autárquicas de 2025”. 

Com a demissão da comissão política concelhia para antecipar o ato eleitoral e dessa forma preparar o ciclo de eleições que começa com legislativas em março de 2024 mas que terá de gerir Europeias e Legislativas, os militantes Social Democratas vão a votos no dia 16 de Dezembro e Luís Diamantino assume a candidatura à liderança da direção política (com áudio).

O autarca da Gafanha do Carmo diz que o País e o Concelho pedem “um PSD local, regional e nacional forte, unido, coeso, proactivo, motivado, que verdadeiramente escute as pessoas, que seja capaz de sentir e viver no País real, que seja um garante de responsabilidade, de confiança e de seriedade”.

Na proposição da candidatura, Luís Diamantino afirma que Ílhavo exige capacidade de resposta perante a chegada ao poder de um movimento independente sem conseguir deixar marca (com áudio).

“Estou certo que está hoje à vista de todos que a aposta na candidatura liderada pelo atual presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, que obteve a maioria dos votos dos ilhavenses em 2021, falhou. Nestes dois últimos anos Ílhavo perdeu fulgor, perdeu energia, perdeu o seu rumo, não inova, não demonstra uma estratégia clara e mobilizadora. Nestes dois anos a Câmara Municipal afastou-se das pessoas, afastou-se das associações, afastou-se das empresas, afastou-se das Juntas de Freguesia”, justifica o candidato na carta aos militantes.

Reunir os melhores quadros do partido surge como propósito de uma candidatura “inclusiva” (com áudio).

“Mais do que nunca, Portugal e o Município de Ílhavo precisam de um PSD forte, mobilizador, inovador, que reúna os melhores. Por tudo isto, dando resposta aos apelos e incentivos que fui recebendo de muita gente ao longo das últimas semanas, mas sobretudo de acordo com a minha disponibilidade e forte motivação, sem ambição pessoal, mas em prol de todos, com todos e para todos, decidi candidatar-me a Presidente da Comissão Política do PSD de Ílhavo”.

Diamantino diz que os anos como autarca na Gafanha do Carmo e na Assembleia Municipal e as vivências como dirigente associativo e político garantem “profundo conhecimento” de todo o Município.

E afirma determinação para “juntar e fortalecer o partido”, garantindo “novo ânimo e uma renovada vitalidade e capacidade”, depois da derrota nas últimas eleições autárquicas.

O candidato diz que em breve será conhecido o programa e os nomes que entram no “projeto de mudança” mas adianta que Paulo Pinto Santos será candidato a Presidente da Mesa da Assembleia de Militantes, Paulo Costa será Coordenador do Gabinete de Estudos e Rui Dias Coordenador do Conselho de Opinião.

De uma assentada, o candidato à concelhia reúne os nomes de três potenciais candidatos à presidência da Câmara de Ílhavo.

São alguns dos nomes mais falados nesta fase do mandato autárquico.

Outra das novidades é a abertura do Partido a independentes em órgãos que serão criados logo após a eleição.

Luís Diamantino tem 46 anos. É profissional da construção civil e presidente de Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo desde 2013 e membro da Comissão Política de Ílhavo do PSD entre 2010 e 2021. Foi Presidente da Associação Cultural da Gafanha do Carmo entre 2009 e 2013.