Ílhavo leva recolha e tratamento de lixos a concurso.

2019-06-18 09:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois de Aveiro também Ílhavo leva a recolha de lixo a concurso.

O contrato com a SUMA termina em Julho de 2020 e o executivo aprecia, esta quarta, a proposta de Abertura de Concurso Público Internacional por prévia qualificação para a “Prestação de serviços de recolha e transporte a destino final adequado de resíduos urbanos, fornecimento, manutenção e lavagem de equipamento, limpeza pública e gestão do Ecocentro no Município de Ílhavo”.

Trata-se de um contrato por 8 anos e com um valor base de 13 milhões de euros.

Atualmente no Município a Sociedade de Transportes de Limpeza (STL) assegura a recolha e transporte de lixo e a SUMA cuida da limpeza urbana. Com o processo em curso poderá ser a mesma empresa a assumir as tarefas.

Processo assumido com um ano de antecedência em relação ao final do contrato em vigor com a SUMA e que no caso de Aveiro deu origem a um braço de ferro entre a autarquia e o prestador de serviços entretanto concluído num acordo.

Ílhavo tinha anunciado há um ano que iria ao mercado em 2019.

A reunião desta quarta terá carácter público, às 15h, e inclui temas como a preparação do festival do Bacalhau e as iniciativas que decorrem no âmbito do festival e a prestação de serviços de limpeza dos areais das Praias da Barra e Costa Nova, o protocolo para a Vigilância e Segurança Balnear.

Na agenda a proposta de “Relevante Interesse Municipal” com vista à construção de um miradouro 360º, “The Visitor View”, integrado em parque de lazer com requalificação da margem poente do Rio Boco.

Dia que ficará marcado pela aprovação dos acordos de cooperação com associações profissionais e de moradores, com instituições de solidariedade social, associações culturais, agrupamentos de escuteiros e de jovens e Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e contratos-programa de desenvolvimento desportivo. Oportunidade para avaliar as propostas de descentralização do Município para 2019 e 2020.