Ílhavo formaliza entrega de Bandeiras Verdes e verbas de responsabilidade social em campanhas ecológicas.

2017-11-21 11:20

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinala a Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos 2017 com ações que destacam as boas práticas ambientais da sociedade civil e de instituições públicas e privadas.

A campanha “Menos Embalagens, Mais Poupanças”, nos Mercados de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, será apresentada, esta quarta-feira, às 16h00, na Casa da Cultura de Ílhavo (Sala de Exposições).

Em conferência serão abordados temas como "Brigada Verde - Limpeza Florestal" para a assinatura do protocolo de colaboração entre a CMI e a CERCIAV; "Eco-Associações" para a entrega dos Diplomas de Mérito às Associações que na edição 2017 do Festival do Bacalhau mais se distinguiram na gestão dos Resíduos (Grupo Folclórico “O Arrais”, Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e Grupo Desportivo da Gafanha), bem como aos jovens que naquelas funções mais se destacaram; Projeto "Não dê uma tampa a esta campanha... dê muitas!" desenvolvido em parceria com Joana Pontes e que prevê a entrega das ajudas técnicas às IPSS's (CASCI, Lar São José, Centro Social e Paroquial da Gafanha da Encarnação, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e CERCIAV); "A tua roupa... ainda tem pano para mangas" que formaliza a entrega da verba de responsabilidade social à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo; "Dê uma nova chama à sua vela!" com entrega da verba de responsabilidade Social à Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação.

Logo de seguida, pelas 17h30, no auditório da CCI, terá lugar a Cerimónia Municipal de Entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2017, galardão que premeia a adoção das boas práticas de gestão dos resíduos ao nível escolar.

No total, e pela primeira vez, serão atribuídas 32 Bandeiras Verdes, o que faz do Município de Ílhavo o único no continente com uma cobertura municipal a 100%. Esta cerimónia irá contar com a presença da Coordenadora Nacional do Projeto Eco-Escolas, Margarida Gomes.

Das diversas iniciativas dinamizadas nesta edição 2017 da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, destaque também para as campanhas “Produzido com lixo”, no dia 24 de novembro, nas Eco-Escolas dos 2.º e 3.º Ciclos do Município; “Menos embalagens, mais poupanças”, no Gabinete de Atendimento Geral da CMI, Ecocentro e Comércio Local, e a Hora do Conto Especial “O rapaz que desligou o Sol”, na Biblioteca Municipal de Ílhavo.