Ílhavo, Estarreja, Sever, Ovar, Águeda e Mealhada distinguidos como autarquias familiarmente responsáveis.

2019-11-11 10:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo mantém o galardão de autarquia familiarmente responsável.

Na sua 11ª edição, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue 76 municípios de um total de 141 participantes. 6 destas autarquias já o são há 11 anos.

Ílhavo, Estarreja, Sever, Ovar, Águeda e Mealhada são as distinguidas no distrito de Aveiro.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis já revelou os municípios portugueses que vão receber, dia 27 de novembro em Coimbra, as Bandeiras Verdes por serem amigos das famílias.

“O trabalho desenvolvido pelo OAFR pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família” explica Isabel Paula Santos, responsável do Observatório.

O reforço dos apoios às famílias é fundamental para a construção de um país sustentável em termos sociais, mas também económicos. Algumas das mais eficazes políticas de apoio às famílias são as de proximidade pelo que as autarquias tem um papel muito importante neste contributo” evidencia Isabel Paula Santos.

Das 141 autarquias participantes no inquérito do OAFR, 76 são distinguidas na 11ª edição desta iniciativa, cerca de 25% da totalidade de municípios portugueses. Isabel Paula Santos explica que “este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional, que este ano contou com um número recorde de adesões: 286 municípios. No entanto, apenas 141 autarquias concluíram o inquérito, sendo este o número de participantes efetivos no Observatório”, explica a responsável.

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Coimbra (12), Lisboa (8) e Santarém (8).