Ílhavo: "Desejo os maiores sucessos a Fátima Alves que pode contar com todo o apoio" - Fernando Caçoilo.

2019-04-17 07:58

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fernando Caçoilo diz que Fátima Alves tem toda a confiança da autarquia de Ílhavo para prosseguir o trabalho de Olinto Ravara e de outros administradores no Porto de Aveiro.

A nova administração foi aprovada e já trabalha e o autarca de Ílhavo diz ter boas referências da professora da Universidade de Aveiro que passa a liderar a estrutura.

Fátima Alves assumiu, esta semana, a liderança da Administração do Porto da Figueira da Foz e do Porto de Aveiro numa equipa com Nuno Marques Pereira (adjunto do Gabinete da Secretária de Estado da Cultura), Isabel Moura Ramos (assessoria técnica no gabinete da Ministra do Mar)  e Helder Nogueira (economista).

Fernando Caçoilo diz que resta apoiar a nova liderança para manter o trabalho conjunto (com áudio)

Fátima Lopes Alves é licenciada em Planeamento Regional e Urbano (1995) pela Universidade de Aveiro, fez mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (1998) concluído na Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente com dissertação intitulada “Gestão Sustentável da Zona Costeira – contributos para um modelo de avaliação” (2006), e agregação em Ciências e Engenharia do Ambiente (2016), ambos na Universidade de Aveiro.

Desde 1993 que exerce funções no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, onde foi Colaboradora, Bolseira de Investigação, Monitora, Assistente Convidada (2003-2006), Professora Auxiliar Convidada (2006-2011), Professora Auxiliar (2012-2016) e onde é, desde 2017, Professora Auxiliar com Agregação.

Nas áreas do planeamento estratégico e ambiental e da gestão das zonas costeiras e marinhas tem experiência em estudos, em coordenação de instrumentos de planeamento estratégico, de gestão e desenvolvimento territorial, de âmbito local, regional e nacional, que exigem trabalho multidisciplinar, cooperação com diversas entidades e visão global do território e da estratégia de intervenção futura.

Nesta matéria refira-se, por exemplo, os trabalhos desenvolvidos no Planeamento Estratégico e Ambiental na Ria de Aveiro - SECURia (2005/06), na Sociedade POLIS Litoral Ria de Aveiro (2009/10), no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (2008/10) e na Avaliação Ambiental Estratégica do PSOEM (2017/19).

A nível internacional refiram-se as funções de coordenadora institucional das equipas da Universidade de Aveiro em projetos Europeus de ordenamento e gestão do espaço marítimo, como o TPEA (2012/14) e o SIMNORAT (2017/19).Atualmente é coordenadora nacional (National Hub - Portugal) para o Mecanismo de Assistência ao Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, para a Comissão Europeia - DG MARE (2018/20).

No que reporta às temáticas do ordenamento do espaço marítimo e do ordenamento e gestão das zonas costeiras, tem diversas publicações em livros e revistas científicas, participações em vários projetos de investigação e consultoria, destacando-se, igualmente, as participações e intervenções como oradora em inúmeras conferências e fóruns de discussão.