Ílhavo: CDU recusa "suspensão permanente" do sistema de transportes.

2022-01-10 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A CDU não quer desculpas e diz que está na hora de reforçar a oferta de transportes públicos no município de Ílhavo.

Na sequência do fim do projecto “Ílhavo IN” e das afirmações do autarca de Ílhavo, João Campolargo, que fala de um sistema com linhas ruinosas, a Comissão Coordenadora de Ílhavo da CDU destaca a importância de “criar uma verdadeira rede de transportes públicos no município”.

“O projecto Ílhavo IN revelou sempre as suas graves limitações em servir como rede de transportes públicos, nomeadamente no que toca a falta de ligações, carreiras e horários adequados às necessidades dos munícipes”.

Lembra que o programa do movimento Unir Para Fazer destacava como compromisso para com os ilhavenses a necessidade de dotar o “município de uma rede de transportes públicos sustentáveis”, tal como reconhecia que “não dispor de viatura própria é um fator segregador”.

“Não bastam as promessas, é necessário concretizar soluções”, afirma a CDU que considera “fundamental” rejeitar “visões mercantilistas” sobre o sector dos transportes, deixando claro que o “direito à mobilidade é algo que deve estar ao acesso de todos os cidadãos” como “opção estratégica essencial para Ílhavo”.

“Só com um projecto que providencie mais ligações, carreiras, horários e preços adequados poderemos criar uma rede de transportes públicos viável em Ílhavo. É isso que a CDU exige e continuará a acompanhar o desenvolvimento da situação”.