Ílhavo: Autarquia indignada com roubo de bandeira do município na Gafanha da Nazaré.

2021-04-26 20:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo fala em atos de vandalismo em património municipal, na Gafanha da Nazaré, pela retirada da bandeira do concelho no local onde recentemente foram hasteadas bandeiras por ocasião da inauguração da via ciclável.

E diz que esse tipo de ação pode colocar-se em paralelo com outros episódios reconhecendo um "modus operandi".

Em nota divulgada esta segunda-feira, a autarquia condenou veementemente e lamentou o que diz ser a “falta de civismo” e a “cobardia” da ação pela “calada da noite”.

Revela que foi roubada, na madrugada do passado sábado, a bandeira do Município de Ílhavo, hasteada na ciclovia Bresfor/Ponte de Barra por ocasião do 20.º aniversário da Elevação da Gafanha da Nazaré a Cidade.

“Das cinco bandeiras hasteadas no local (Bandeira Nacional, Bandeira da União Europeia, Bandeira do Município, Bandeira da Freguesia e Bandeira do Porto de Aveiro) apenas foi vandalizada a bandeira municipal, o que revela a falta de respeito e o desprezo demonstrado pelo território e respetiva coesão, pela Autarquia, pelos Munícipes e, muito particularmente, pela Freguesia da Gafanha da Nazaré”.

A autarquia vai mais longe e diz que este tipo de ação “não é inédito” e poderá estar associado a outras ações de “uma minoria que se autoproclama e se assume como arauta da verdade e dona da vontade coletiva, ao mesmo tempo que denota uma condenável incapacidade em não perceber, nem assumir o que significa, verdadeiramente, viver em democracia, em comunidade e no respeito pela liberdade (logo em vésperas de se assinalar o 47.º aniversário da Revolução de Abril)”.