Ílhavo: Autarquia garante desfibrilhadores em áreas desportivas e formação de técnicos desportivos, professores e assistentes operacionais.

2021-08-19 14:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo anuncia para setembro a execução do Programa de Desfibrilhação Automática Externa com instalação de equipamentos em espaços desportivos municipais.

Investimento na colocação de desfibrilhadores em recintos desportivos.

Trata-se de um programa de suporte básico de vida, orçado em 20 mil euros na esfera municipal, licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

A autarquia assume o investimento em nome da “melhoria das condições da atividade física e da prática desportiva” e da “preservação da saúde dos seus cidadãos”.

Tiago Lourenço, vereador do desporto, espera que Ílhavo seja reconhecido como “Município Seguro SBV-DAE”.

Haverá formação para 72 operacionais entre professores, treinadores, coordenadores desportivos e assistentes operacionais escolares.

Está garantida a instalação de 10 desfibrilhadores nos equipamentos desportivos municipais, utilizados pelos Agrupamentos de Escola do Município e pelos Clubes.

A formação, que será ministrada pelo INEM, permitirá dotar os operacionais de competências para reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, responder em caso de emergência, ganhar tempo para a vítima (SBV até que chegue o DEA), assistir o doente e perceber a necessidade da utilização do DEA, entre outros contextos de emergência.

No passado dia 28 de julho, a Câmara Municipal de Ílhavo promoveu, no Museu Marítimo, uma reunião de trabalho coordenada pelo Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, Tiago Lourenço, que contou com a participação da enfermeira do INEM, Ana Paula Rocha, do Comandante-Adjunto dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Paulo Sousa, e dos representantes das direções dos Agrupamentos de Escolas e dos Clubes e Associações do Município.

A morte súbita cardíaca tem expressão à escala internacional. Em locais onde existe o programa DAE, e quando aplicado nos 3 minutos após o colapso, a taxa de sobrevivência é superior a 74%.

Pavilhão da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo (Escola e Illiabum Clube); Pavilhão da Escola Básica Ferreira Pinto Basto (Escola, Illiabum Clube, A.C.D. Os Ílhavos e Escola Municipal de Ténis); Pavilhão da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Escola, GDG Futsal, Karaté CEDEV, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e Pestinhas); Pavilhão E.B. da Gafanha da Nazaré (Escola e GDG Basquetebol); Pavilhão Gafanha da Encarnação (Escola e Ílhavo Andebol Clube); Pavilhão Capitão Adriano Nordeste (Illiabum Clube); Pavilhão Gafanha do Carmo (Beira Ria; GDG Futsal; CPGN); Campo Municipal da Vista Alegre; Piscina da Gafanha da Nazaré (CAPGE) e Piscina de Ílhavo são os locais que recebem os desfibrilhadores.