Ílhavo: Autarquia garante 210 mil euros às Juntas de Freguesia.

2020-06-25 09:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou a celebração de Protocolos de Concessão de Apoio Financeiro às Juntas de Freguesia do Município de Ílhavo, no valor de 210.000 euros para financiamento direto de obras e aquisição de equipamentos.

Este valor, repartido pelas quatro Juntas de Freguesia, permitirá a execução de um conjunto de iniciativas inscritas nos respetivos Planos e Orçamentos.

A Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo receberá o valor de 14.000 euros, acrescido de um valor suplementar de 10.000 euros, permitindo a aquisição de um trator.

A Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação receberá o valor de 33.000 euros para colocação de enrocamento no Caminho do Praião; instalação de som e alarme contra intrusão na Capela Mortuária; vedação do acesso ao polidesportivo da EB1 Centro; aquisição de equipamento pesado, como um destroçador e pá; e recuperação do edifício dos lavadouros norte.

À Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré caberá o valor de 71.000 euros que possibilita intervenções no Cemitério; a execução de passeios em pequenos troços; demolição do antigo Lavadouro, junto à Casa da Música; e, ainda, a execução da ligação de rede de saneamento aos balneários do Complexo Desportivo.

Serão atribuídos 82.000 euros à Junta de Freguesia de S. Salvador para implementação de um Ponto de Entrega de Resíduos Verdes, tipo ECO Drive em Vale de Ílhavo; reparação e manutenção de vários caminhos agrícolas e florestais; conversão do antigo Mercado do Peixe; manutenção do Parque de Lazer da Murteira, na Vista Alegre, com a criação de um Eco Trilho e um circuito para a prática de BTT; reposição de árvores e a manutenção das caldeiras; e, também, para a construção de passeios.

A estes valores soma-se o compromisso assumido pela Câmara Municipal de Ílhavo no fornecimento de tapete betuminoso para reparações de vias e o investimento de 310.000 euros, aprovado no final de 2019, no âmbito da transferência de competências entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia enquadrada no processo de Descentralização iniciado em 2018.

A autarquia destaca o ambiente de “entendimento” e a “confiança mútua” com as Juntas de Freguesia.