Ílhavo: Autarquia assume parceria para a monotorização da erosão costeira.

2021-05-27 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo realça o seu compromisso com os novos desafios das alterações climáticas e assume a parceria com o projeto COAST4US para a monotorização da erosão costeira.

A Autarquia é uma das entidades parceiras, juntamente com a Universidade de Aveiro, a Agência Portuguesa do Ambiente e duas empresas de engenharia costeira, R5 Marine Solutions e a R5 Consulting Engineers.

O COAST4US é uma ferramenta desenvolvida por investigadores da Universidade de Aveiro que permite antecipar cenários de erosão nas zonas mais críticas do país, através da discussão e simulação de diferentes cenários e soluções de mitigação, e avaliar o impacto a longo prazo das intervenções nesses locais.

O projeto enquadra-se no trabalho estruturado que a Câmara de Ílhavo está a implementar no âmbito do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, nomeadamente na defesa da linha de costa, tendo como objetivo “planear e prever em vez de reagir”.

O projeto Coast4us baseia-se em dados fornecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente sobre o avanço do mar, a erosão e as alterações climáticas.

Posteriormente, o software desenvolvido apresenta proposta de cenários de intervenção para a defesa da costa e a mitigação dos impactos ambientais.

Nesta data, o Coast4us está a ser aplicado em três áreas do país referenciadas e intervencionadas com reposição de inertes: na praia da Costa Nova, em Ílhavo, na Figueira da Foz e na Costa de Caparica.