Ílhavo: Autarquia assume Festivais de Verão como alavanca económica.

2019-08-16 17:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A comitiva de Cabo Frio (Brasil) que esteve em Ílhavo por ocasião do Festival do Bacalhau consolidou o processo de geminação e abriu caminho a acordos comerciais.

A edição de 2019 do Festival do Bacalhau foi o mote para a deslocação de uma comitiva da Prefeitura de Cabo Frio (Brasil), liderada por Felipe Araújo, Secretário do Desenvolvimento de Cabo Frio, acompanhado pelo Procurador Geral da Prefeitura, Bruno Aragutti Mónica, e pelo Coordenador da Comissão de Desenvolvimento Socioeconómico e Tecnológico de Cabo Frio, Thomas Rosa.

A presença, em Ílhavo, dos representantes brasileiros insere-se no processo de geminação em curso, entre os dois municípios, suportado por ações conjuntas de reafirmação da relação bilateral e retribuindo a visita que a Autarquia de Ílhavo fez a Cabo Frio em maio último.

Além disso, a relação institucional estabelecida com a Câmara Municipal de Ílhavo facilitou a partilha de experiências de governação autárquica, nomeadamente na vertente turística e ambiental, como é o caso da gestão das praias e do património cultural.

Para além dos contactos estabelecidos com várias entidades no Festival do Bacalhau, a comitiva de Cabo Frio aproveitou ainda para estabelecer algumas relações comerciais e económicas com o tecido empresarial local (por exemplo, Rui Costa e Sousa, Ecomare e Algaplus), “potenciando um conjunto de oportunidades de negócios e investimentos entre Ílhavo e Brasil, nomeadamente para a indústria do bacalhau, para a área da aqualcultura e da economia do mar (incluindo a investigação) e para o setor turístico”.

O desenvolvimento económico é considerado mesmo pela autarquia de Ílhavo “um dos aspetos mais relevantes neste processo de geminação, assumido de forma muito vincada pelo Município de Ílhavo e pela Prefeitura de Cabo Frio”, tendo a comitiva brasileira aproveitado a oportunidade para apresentar alguns exemplos de investimentos previstos naquela região e que poderão ser alcançados por empresários de Ílhavo.

Os eventos de Verão já mereceram referência da autarquia de Ílhavo que fala do festival do bacalhau como sucesso absoluto.

Fernando Caçoilo diz que este e outros eventos fazem do verão de 2019 um dos mais animados de sempre (com áudio)