Ílhavo: Autarquia assinala terceiro ano de mandato com mensagem sobre preparação para os desafios das próximas décadas.

2020-10-27 11:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A maioria PSD em Ílhavo assinala o 3.º ano da tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Ílhavo, para o mandato autárquico 2017-2021.

Como mensagem que assente na surpresa que a pandemia provocou, destaca a liquidação total da dívida do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), através da contração de empréstimo bancário para substituição do capital em dívida.

Considera que foi a forma de não hipotecar as gerações futuras e libertar financeiramente o Município para a implementação de soluções de desenvolvimento territorial.

Assume o que classifica como “gestão consciente e exigente” dos diversos orçamentos municipais e destaca a colocação do Município de Ílhavo entre os 30 melhores municípios no ranking das autarquias com maior equilíbrio orçamental no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Os projetos de requalificação urbana ganharam peso crescente nas políticas públicas - Requalificação da Av. Fernão de Magalhães (Barra), a requalificação da Av. Nossa Senhora da Saúde (Costa Nova), a requalificação da Rua e Largo do Comendador Egas Salgueiro (Gafanha da Nazaré), a aquisição de terrenos com vista à construção do Centro Cívico na Gafanha do Carmo, a requalificação da Frente Ribeirinha na Gafanha de Aquém, a Requalificação do Largo do Cruzeiro, a Requalificação da envolvente ao Santuário de Schoenstatt, a construção de passeios na Rua S. Francisco Xavier, entre outros, na Gafanha da Nazaré ou, no âmbito do PEDU, a reabilitação do edifício do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários (Ílhavo) e as requalificações do Jardim Henriqueta Maia (Ílhavo), da envolvente ao CIEMar, do Bairro dos Pescadores, do Parque da Malhada e da Rua João Carlos Gomes (Ílhavo) sem esquecer a qualificação do parque escolar e o apoio social em tempos de crescente exigência para as famílias.

Reclama ainda uma ação “imaterial” desenvolvida em consonância com a Autoridade da Saúde para a mitigação da COVID-19, “seja na área social com os apoios às Associações, às Instituições de Solidariedade Social, nomeadamente às Estruturas Residenciais para Idosos (lares) e à Santa Casa da Misericórdia, aos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, ao Centro de Saúde e às Unidades de Saúde familiar (USF) do Município, às famílias mais carenciadas, com reforço das bolsas, aos jovens estudantes universitários, à comunidade sénior ou na assunção do compromisso de Autarquia Familiarmente Responsável”.

Os apoios sociais às famílias, isenções fiscais e ajudas financeiras aos comerciantes e empresas, doação de equipamentos de proteção individual (EPI) a várias Instituições, apoios sociais escolares (alimentação, material informático, por exemplo), a redução do valor da taxa do IMI, mantendo os valores do IMI Familiar e da Derrama, aos quais acresce o trabalho e permanente do Gabinete de Proteção Civil e da Comissão Municipal de Proteção Civil ganharam um peso determinante ao longo de 2020 em parceria com as instituições que estão no terreno.

“Esta permanente ligação à comunidade tem facilitado a concretização dos projetos e dos compromissos assumidos, permitindo transformar o Município de Ílhavo num território desenvolvido, coeso e sustentável”.

Fernando Caçoilo recua a 2013 para lembrar que começou um novo ciclo na gestão da coisa pública “com trabalho, com verdade, com rigor, com transparência, com sustentabilidade” e com o “cumprimento escrupuloso do Nosso Compromisso”.

Na leitura sobre os processos de descentralização avisa para a necessidade de avançar mas não a qualquer preço.

“Porém, tal não significa que aceitamos toda e qualquer transferência de responsabilidades que o Governo queira efetuar, sem consistência, sem sustentabilidade financeira, sem exequibilidade, salvo por imposição legal como parece que irá acontecer a partir de 2021/2022. Foi sempre esta a nossa posição pública de não assumirmos compromissos que possam hipotecar o futuro do Município de Ílhavo e das próximas gerações, e deite por terra todo o trabalho desenvolvido até à data”.

Em mensagem que envolve parceiros públicos e privados, funcionários autárquicos e colaboradores, a autarquia diz que está a desenhar o Município para as próximas décadas.

“Com todos, continuaremos a assegurar as oportunidades e a assumir os nossos compromissos de forma clara e estratégica, de forma coesa e sustentável, preparando o Município de Ílhavo para os importantes desafios das próximas décadas”.