Ílhavo: autarquia aprova protocolos com Associações de Pais. Gestão de ATL´s durante greves ainda gera dúvidas.

2023-03-06 16:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Persistem algumas dúvidas quanto à gestão dos ATL em períodos de greve mas a Câmara Municipal de Ílhavo assegura que o assunto está devidamente enquadrado nos acordos com as Associações de Pais.

No dia em que foram aprovados os apoios concedidos às Associações de Pais do município, no valor global de 637 mil euros, mais 125 mil euros do que no ano anterior, o debate acabou centrado na gestão dos tempos de greve, tema que tem sido polémico nos últimos dois meses.

Os Acordos de Cooperação envolvem um total de 21 Associações, mais duas do que no ano lectivo passado.

João Campolargo diz que esse acordo prevê as atualizações salariais e procura valorizar o esforço e o envolvimento dos pais.

Os Partidos políticos da oposição admitem como "positivo" o acordo alcançado mas pedem "mais detalhes sobre a gestão das greves".

Tiago Lourenço, do PSD, quis saber se todas as Associações garantem acompanhamento nas interrupções letivas. (com áudio)

Sérgio Lopes (PS) admite que a inclusão em Protocolo não é decisiva uma vez que existindo essa obrigação de assegurar o funcionamento do ATL, mesmo em período de greve, a resposta estará garantida pelos estabelecimentos.

O eleito do PS adianta que há informação da Direção dos Estabelecimentos Escolares a definir essa obrigação por parte dos Agrupamentos (com áudio)

João Campolargo diz não ter informação sobre a obrigatoriedade das Associações de Pais assegurarem a componente lectiva nesses dias, numa gestão que cabe a cada Escola. (com áudio)

A autarquia assume os acordos aprovados como forma de estimulo à comunidade educativa em nome do “contributo para uma educação de qualidade”.

Há 17 acordos com Associações que atuam no pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico e 4 respeitantes ao segundo e terceiro ciclos do ensino básicos, bem como ensino secundário.

As famílias assumem-se como membros ativos e participativos, das respetivas estruturas educativas e na gestão da Componente de Apoio à Família e Atividades de Animação e Apoio à Família.

João Campolargo explica que se trata de reconhecer a “qualidade do trabalho e a entrega e dedicação que as Associações de Pais demonstram no dia a dia das crianças”.