Ílhavo: Aquisição da Casa do Gaveto vai a votação na reunião privada do executivo municipal.

2023-01-19 07:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois das votações sobre a tarifa de resíduos, para hoje está previsto novo encontro entre maioria e partidos de oposição para avaliar um dossiê fraturante.

A aquisição da Casa do Gaveto, antiga casa da Inovadomus, no centro de Ílhavo, regressa à reunião camarária com proposta de compra.

Trata-se da avaliação com conhecimento e emissão de parecer prévio que os vereadores vão apreciar.

Está assumido um valor na ordem dos 225 mil euros, um pouco abaixo do que chegou a ser referência há um ano.

Recorde-se que este é um dossiê já com alguns meses e que marcou o início de mandato do movimento Unir para Fazer na autarquia.

O desejo de compra do imóvel acabou por ser travado pela oposição há cerca de um ano com argumentos de “falta de consistência” no processo.

Chegou a ser votada nessa altura a autorização para a aquisição por 275 mil euros para a instalação de um posto de atendimento turístico mas sem que o processo tivesse sido concluído.

Na altura, o PSD manifestou-se contra o preço e a maioria independente temeu pelo chumbo em Assembleia Municiopal, congelando o processo.

Daí para cá ainda foram ouvidos apelos do PS a uma definição para este dossiê.

Ou com a revogação da autorização ou com o cumprimento da medida.

Ao fim de um ano chegou o momento de se perceber se a proposta passa no executivo garantindo com o valor agoa proposta a dispensa de apresentação a debate em Assembleia Municipal.

A reunião é privada e está marcada para esta manhã.

Na agenda estão o relatório definitivo das bolsas de estudo 2022/23, o protocolo com a Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão (CERCIAV), apoios a famílias, a ampliação dos balneários da Vista Alegre, os relatórios de execução relativos aos protocolos de concessão de apoio financeiro às Juntas de Freguesia, abertura da 2ª edição do concurso para as curtas-metragens, as Normas do Prémio Estudos em Cultura do Mar, Orçamento Participativo 2023, a aprovação Proposta de alteração da denominação da Escola Básica da Gafanha da Nazaré e prestações de serviço em diferentes áreas que a autarquia pretende contratar.