Ílhavo: Aprovada redução da carga fiscal para 2021.

2020-10-31 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A maioria Social Democrata na Câmara de Ílhavo aprovou, com os votos contra dos vereadores do PS, Plano e Orçamento para 2021 com baixa da carga fiscal e a gestão da pandemia no centro do debate político.

Os documentos representam um montante global de 33,8 milhões de euros com as Grandes Opções do Plano na casa dos 16,2 milhões a que se junta o saldo de 2020 na ordem dos 2,8 milhões.

Subida de 2,7% nas GOP num ano de incerteza mas em que a autarquia decidiu reduzir a carga fiscal.

O IMI baixa de 0.35 para 0.33% e o irs passa de 5% para 4%. A derrama mantém valores de 2020.

As medidas receberam a abstenção dos vereadores do Partido Socialista que nos últimos anos reclamavam redução dos valores. Apenas na redução do IRS votaram a favor.

Um quadro que o autarca Fernando Caçoilo associa às medidas de impacto social no combate aos efeitos da pandemia e possível devido à saúde financeira do município.

O autarca afirma que Plano e Orçamento cumprem com a aposta na manutenção de investimentos de qualificação urbana e ao mesmo tempo dão atenção aos problemas sociais decorrentes da pandemia (com áudio)

Sérgio Lopes, vereador do PS, leu a declaração de voto com críticas ao que diz ser a falta de estratégia do Município e salientou que a pandemia vem colocar a nu a falta de liderança em questões sociais e de relançamento económico (com áudio)