Ílhavo: Aprovada atualização do tarifário do serviço de recolha de Resíduos Urbanos.

2020-12-28 14:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou, por unanimidade, a atualização do Tarifário do Serviço de recolha de Resíduos Urbanos para o ano de 2021.

O valor resulta do somatório da taxa de variação média anual do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor divulgado pelo Banco de Portugal no “Boletim Económico de Junho - 2020 " e do valor recomendado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Indexada à componente variável do consumo de água, conforme o estabelecido pela Entidade Reguladora e com o valor unitário expresso em €/m3, esta atualização do tarifário de RU mantém inalteráveis os princípios de equidade e justiça na sua aplicação (princípio do “poluidor-pagador”) e a promoção de melhorias comportamentais no cidadão/utilizador final, no que à produção de resíduos urbanos diz respeito.

O contrato, assinado em maio do presente ano, relativo à "Prestação de Serviços de Recolha e Transporte a destino final adequado de Resíduos Urbanos, Fornecimento, Manutenção e Lavagem de equipamento, Limpeza e Gestão do Ecocentro no Município de Ílhavo", representa, nos 8 anos de vigência contratual, um investimento global de 16.115.299,80 euros.

Os valores de despesa estimados para o ano 2021 sobem por comparação com os valores de fecho de 2020 devido à inclusão de novos serviços e reforço de outros serviços de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos já existentes no contrato anterior.

Entre outros, a autarquia destaca a recolha de resíduos verdes provenientes de espaços verdes particulares (habitações), prestado quinzenalmente, à terça-feira, na 1.ª e 3.ª semana de cada mês; o alargamento do horário (6h00 -17h00) e o reforço do serviço de recolha semanal de "monstros" (objetos volumosos fora de uso); a renovação integral do parque de contentores e papeleiras de todo o concelho, bem como a renovação da frota de viaturas associadas ao sistema de gestão de resíduos urbanos; o reforço do serviço de higienização e lavagem do parque de contentores e papeleiras em todo o município; e, ainda, a exploração do Ecocentro e alargamento do respetivo horário de funcionamento, passando este equipamento a estar aberto ao público para entrega de resíduos de deposição seletiva também à segunda-feira.

A Taxa de Gestão de Resíduos sofre um agravamento de 100% em relação a 2020 mas a autarquia financia 50% os valores desse agravemento.