Ílhavo: Apoios sociais e fiscais a Famílias e Comércio Local prolongados até final do ano.

2021-05-21 07:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os apoios sociais e fiscais a Famílias e Comércio Local são prolongados até 31 de dezembro de 2021.

Medida assumida pela autarquia em contexto de “incerteza” quanto à evolução do surto pandémico da COVID-19 e as repercursões na economia e nas famílias.

A Câmara assume o prolongamento do esforço de maior difusão e reforço das verbas, sempre que se justificar, do Fundo Municipal de Apoio às Famílias, permitindo apoiar rendas e prestações da casa; atribuição de equipamentos para pessoas deficientes ou dependentes; apoio no pagamento da fatura da água, saneamento e resíduos sólidos ou, ainda, apoio no âmbito da Ação Social Escolar.

No que respeita às Atividades Comerciais, não serão cobradas as rendas, taxas ou outras receitas equivalentes nos espaços municipais: mercados e respetivas lojas, quiosques e outras unidades, sendo ainda reduzido, em 1/3, o valor da renda mensal do Parque de Campismo da Praia da Barra.

Em relação aos Espaços Públicos, a Autarquia não irá cobrar as rendas e taxas respetivas em relação a publicidade, toldos, expositores e esplanadas.

Não serão cobradas as taxas relativas à ocupação do domínio hídrico pelos apoios e equipamentos de praia do Município, excluindo a cobrança do Fundo Ambiental e ao Fundo Azul.

Foi decidido manter a redução do pagamento da faturação para um prazo médio inferior a 30 dias, auxiliando, deste modo e na atual conjuntura, a tesouraria eventualmente mais débil das empresas fornecedoras do Município.

Outra das apostas é a manutenção de campanhas que promovam e potenciem o Comércio Local de Ílhavo, como a campanha “Compre o que está mais à mão. Opte pelo comércio no nosso Município.”, que se estenderá para além da data previamente estabelecida (30 de junho), até a 31 de dezembro de 2021.