Ílhavo, Albergaria, Estarreja, Águeda e Sever do Vouga são autarquias familiarmente responsáveis.

2023-12-07 07:18

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo, Albergaria, Estarreja, Águeda e Sever do Vouga são autarquias familiarmente responsáveis.

Num ano em que os cuidadores informais estiveram ligados a vários projetos lançados em Portugal, o galardão distingue autarquias com políticas amigas das famílias.O reconhecimento aconteceu em Coimbra.

Foi o ano de apresentação da “Medida + Inovadora” que registou a candidatura válida de 78 autarquias, sendo Coimbra o distrito mais representado (12), seguido do Porto (8), Santarém e Braga (7) e Lisboa (6).

As áreas de intervenção preponderantes dirigem-se à saúde, habitação e apoios básicos de proximidade às pessoas mais carenciadas.

Anunciada pelo OAFR em janeiro deste ano 2023, a eleição da “Medida +Inovadora” pretende distinguir os municípios que se antecipam e inovam na resposta às maiores dificuldades sentidas pelas famílias.

O Observatório foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para promover e premiar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar, realizando um vasto inquérito nacional e atribuindo anualmente as Bandeiras Verdes das Autarquias +Familiarmente Responsáveis.

Tendo como Mecenas Principal a Fundação Millennium BCP, é o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

Há 108 municípios que recebem a bandeira verde para políticas amigas da família.

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes decorreu, esta quarta, em Coimbra, e distinguiu 108 autarquias por políticas amigas das famílias.

O apoio a pessoas em situação de fragilidade social é identificado em 97% das autarquias auscultadas, da habitação à saúde.

O apoio ao nascimento é prestado em 54% das autarquias.

No ano em que celebra 15 anos de atividade, o OAFR registou o maior número de participantes no inquérito (149 municípios), que traduz uma auscultação de 48% das 308 autarquias nacionais.

Este ano, 16 municípios são estreantes na distinção de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’ e irão receber a bandeira verde: Pampilhosa da Serra; Amarante; Horta; Baião; Arouca; Lagoa; Santa Maria da Feira; Maia; Vila Nova de Gaia; Grândola; Ponte da Barca; Valença; Montalegre; Sabrosa; Cinfães; Tarouca.

Há 15 anos consecutivos a serem distinguidas por políticas amigas das famílias destacam-se as autarquias de: Torres Vedras; Vila de Rei; Cantanhede; Vila Real; Torres Novas e Angra do Heroísmo.

Coimbra lidera nos distritos com mais municípios premiados (15) e com mais municípios participantes (17). O distrito de Aveiro está em 2º lugar com 11 distinções, seguido dos distritos de Lisboa e Porto (10); Santarém (8); Braga e Faro (7), Guarda (6); Viseu e Açores (5); Vila Real, Leiria e Viana do Castelo (4); Castelo Branco, Beja e Setúbal (3); Madeira (2); Évora (1).

Dos 149 municípios que participaram no inquérito do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, 128 (86%) disponibilizam a Tarifa Familiar da Água às famílias; 124 (83%) Tarifa Social da Água e 115 (77%) IMI Familiar.