IEFP lançou 3.ª edição de Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) em Aveiro.

2015-07-29 19:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O IEFP assinou, em Aveiro, contratos de objetivos com 434 entidades promotoras que integram a 3.ª edição da rede GIP. Com a implementação da 3.ª edição de Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) o IEFP vê reforçada a sua capacidade de atuação, em proximidade aos territórios e às populações, no apoio à inserção profissional dos desempregados.

A criação da nova rede ao abrigo do novo quadro legal – Portaria n.º 140/2015, de 20 de maio, resulta do processo de candidatura, realizado em junho, para autorização de funcionamento de 434 GIP, dos quais 378 a tempo inteiro e 56 a tempo parcial, cuja dimensão e distribuição da rede foi projetada com o objetivo de reforçar a cobertura territorial ao nível concelhio destas estruturas.

Com a nova rede de GIP, constituída por 464 estruturas, que integra para além dos 434 GIP, três redes destinadas a públicos específicos com especiais dificuldades de inserção, o IEFP reconhece a importância de reforçar as suas respostas no apoio à inserção profissional. Concretiza-o através da promoção de uma abordagem multidisciplinar e de proximidade na resposta a situações de desemprego e de maior desfavorecimento face ao mercado de trabalho. 

Os GIP promovidos e dinamizados pelo IEFP em parceria com as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, credenciadas para apoiar os desempregados na sua inserção no mercado de trabalho, constituem-se como uma rede de suporte à intervenção dos serviços de emprego.

Com a concretização destas parcerias, formalizada através de contratos de objetivos celebrados entre o IEFP e a entidade promotora, assume-se o papel essencial dos GIP no apoio à inserção profissional dos desempregados, através do desenvolvimento de atividades de apoio à procura ativa de emprego, de captação e divulgação de ofertas de emprego, de apoio à colocação, de divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, entre outras atividades de apoio à inserção ou reinserção profissional enquadradas num contrato, de objetivos, acordado entre o serviço de emprego e a entidade promotora.

O investimento na rede de 464 GIP, que inclui redes específicas, representa cerca de 10 milhões de euros em 2015 e 2016, para apoiar cerca de 800 mil abrangidos nos dois anos.

 

 

 

 

 

 

 

Áudio: Ribau Esteves (CMI)

Texto: NET NEGÓCIOS