ICNF chumbou de vez proposta de classificação de conjunto arbóreo do Rossio.

2021-11-19 09:55

Categoria: 

Concelho: 

É mais uma deliberação que indefere a proposta de Classificação das árvores do Rossio.

O Presidente da Câmara de Aveiro deu conhecimento ao Executivo Municipal do ofício do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que informou a autarquia da sua decisão de indeferir a proposta do Movimento Juntos pelo Rossio, de classificação de interesse público do conjunto arbóreo do Rossio.

Essa missiva reitera que o mesmo “não possui atributos passíveis de justificar a sua classificação como arvoredo de interesse público, nem como conjunto arbóreo, nem como exemplares isolados”.

A Câmara de Aveiro diz que é mais uma decisão a comprovar a “ação cuidada e avisada” da CMA na gestão do Parque Arbóreo Urbano de Aveiro.

“Esta nova decisão do ICNF confirma e reforça a legalidade e a qualidade do projeto do Rossio, que a CMA desenvolveu com a Empresa Projetista ARX e que de acordo com a empreitada já em execução plena, vai propiciar a instalação de um conjunto arbóreo com qualidade, de natureza ripícola e com valor ambiental e patrimonial, que em muito vai valorizar o jardim do Rossio”.

Ribau Esteves entendeu a ação como manobra dilatória para atrasar o arranque da intervenção no Rossio.

Depois dos levantamentos feitos ao património das imediações e de estudos suplementares ao subsolo, a obra está agora a entrar na fase de arranque físico.

O Movimento Juntos pelo Rossio mantém silêncio sobre a decisão. 

Citado pelo site Notícias de Aveiro, David Iguaz admite ter sido notificado mas diz que espera mais informações para assumir uma reação.

 

foto: arquivo