Helga Correia pede respostas sobre reforço de médicos de família em Sever do Vouga.

2021-05-20 09:10

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia quer ver preenchidas as vagas dos médicos de família das extensões de saúde de Silva Escura e Rocas do Vouga, ambas do concelho de Sever do Vouga.

Numa audição à ministra da Saúde, esta quarta-feira, a parlamentar social democrata recordou que 25 por cento da população severense já não tinha clínico atribuído.

“Temos utentes, incluindo idosos, que se deslocam à unidade de saúde de Sever do Vouga de madrugada para conseguirem ser atendidos numa consulta aberta destinada a utentes sem médico de família” – vincou a deputada aveirense perante a ministra da tutela, precisamente no Dia Mundial do Médico de Família.

Helga Correia recordou que as extensões de saúde de Silva Escura e Rocas do Vouga encontram-se sem médico de família, uma desde outubro de 2020 e outra desde março de 2021, dado que os clínicos que aí prestavam serviço atingiram a idade de reforma, deixando as duas populações sem acesso a cuidados de saúde primários.

Enfatizando que “não houve planeamento relativamente a esta situação”, a deputada do PSD acrescentou que cerca de 25 por cento da população de Sever do Vouga “não tinha médico de família, acrescendo a estes os utentes das referidas extensões de saúde”.