Helga Correia pede ao Governo calendário de dragagens da ria.

2018-04-13 08:35

Categoria: 

Concelho: 

Helga Correia exigiu esta quarta-feira uma clarificação quanto ao calendário do desassoreamento da Ria de Aveiro. Intervindo no plenário da Assembleia da República, a parlamentar social democrata eleita por Aveiro recordou que as dragagens devem ocorrer entre março e junho, como preconiza o relatório de conformidade ambiental.

Helga Correia recordou que em dezembro de 2016, o Parlamento aprovou, por unanimidade, uma resolução que recomendava ao governo "urgência no desassoreamento e regulação dos caudais da ria de Aveiro”, e que o governo garantisse o anunciado pelo ministro do Ambiente, quando este revelou que a realização da obra assentaria na apresentação a concurso no segundo trimestre de 2017 e conclusão durante o ano de 2019.

“O desassoreamento e regulação de caudais da ria de Aveiro é uma preocupação antiga das populações, das autarquias, dos agentes económicos e turísticos da região e foi, também, uma preocupação do anterior governo e do parlamento” – lembrou Helga Correia perante a ministra do Mar, recordando que no passado mês de março, em Ílhavo, foi anunciado que a empreitada seria lançada na segunda quinzena de maio.

Por outro lado, Helga Correia manifestou preocupação relativamente à importância da criação de soluções de regulação dos caudais da ria, “que permitam complementar as obras de desassoreamento com caudais mais constantes e melhores condições de navegabilidade, para não degradar terrenos agrícolas”, tal como o parlamento recomendara ao governo.