Helga Correia acusa Governo de deixar passar legislatura sem investimento na Linha do Vouga.

2019-07-04 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia acusa o governo de “ter falhado” no cumprimento das expetativas para a Linha do Vale do Vouga na presente legislatura.

Intervindo na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, a parlamentar social democrata disse estar “na gaveta” o plano de investimentos que o seu partido havia saudado.

“O senhor ministro, quando chegou, teve oportunidade de pedir desculpa em plenário pela inação deste governo na área da ferrovia, mas, em final de mandato, esperávamos ter mais respostas e respostas concretas”.

A deputada aveirense sublinhou, na sua intervenção, lamentar “a falta de coerência [do governo] ao anunciar o plano para que este esteja agora na gaveta, não estando a ser cumpridas as expetativas criadas nesta legislatura”.

Helga Correia recordou o estudo da Infraestruturas de Portugal divulgado em março de 2018 pelo jornal “Público”, segundo o qual, entre outras, a Linha do Vouga era uma das que se encontrava em pior estado, para enfatizar que o grupo parlamentar do PSD viu aquela ferrovia “inscrita no plano nacional de investimentos 2030 com satisfação”, embora com a “consciência de que a verba não chega para a requalificação da linha”.

Na sua intervenção na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, a deputada do PSD fez notar que para a solução de reabilitação da linha do “Vouguinha” destinada a passageiros são necessários 95 milhões de euros, enquanto que se incluir mercadorias são necessários 165 milhões.

Mas a deputada lembra que “o plano nacional de investimentos apenas contempla 75 milhões”, pelo que surgem algumas questões para as quais já havia alertado.

“Se esta obra vai contemplar a ligação da Linha do Vouga à Linha do Norte, sem que com isso os passageiros tenham que mudar de composição para fazer essa ligação” e se verba contempla “a necessária mudança de bitola”.