“Há necessidade de defender a produção nacional e promover o emprego com direitos” - Miguel Viegas.

2016-05-04 10:25

Categoria: 

Concelho: 

Jornada do PCP em defesa da produção nacional levou Miguel Viegas à Silampos, Nestlé e Caves de São João. A ação do Eurdeputado passou pelos concelhos de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Estarreja e Anadia, contactando com diversas empresas e organizações representativas dos trabalhadores.

Durante a manhã, a delegação do PCP reuniu com a Administração da Silampos, seguida de um encontro com o SITE-Centro Norte. A tarde foi passada em Avanca, concelho de Estarreja com uma visita à Nestlé incluindo uma reunião com o STIAN, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Alimentar do Norte. “Estas duas situações distintas, uma PMEs é uma grande empresa multinacionais, levantam problemas comuns que tem a ver com a necessidade de defender a produção nacional e promover o emprego com direitos”.

O eurodeputado diz confirmar-se a importância dos “custos de contexto para a competitividade das empresas”, designadamente em relação ao mercado exportador. Fala em “necessidade de uma outra política energética ao serviço do desenvolvimento bem como de uma outra política de transporte que viabilize o transporte marítimo a a ferrovia”.

O reforço do poder de compra dos salários e a salvaguarda dos direitos laborais foram outros temas abordados. O PCP fala em “preocupação” dos sindicatos com o “recurso crescente por parte da Nestlé a empresas de trabalho temporário bem como ao corte sucessivas de vários direitos adquiridos ao longo dos últimos anos”.

O dia terminou com um encontro com produtores vitivinícolas nas Caves de S.João, em Anadia. Desta reunião, confirma-se a existência de diversos problemas ao nível de financiamentos. “Apesar de estamos já quase a meio do quadro plurianual, os fundos do Plano de desenvolvimento da Agricultura tardam a chegar ao terreno onde os projetos de investimento aguardam por financiamento”.