"Há centenas de vídeos que atestam descargas programadas a céu aberto" - Sérgio Magueta.

2018-07-11 09:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara de Ílhavo manifestam desagrado pela ausência de infraestruturação prevista de saneamento básico na Freguesia da Gafanha do Carmo e na parte mais populosa da Gafanha da Encarnação e chamam a atenção para a "insufiência" do sistema de saneamento com riscos para a ria de Aveiro.

Posição assumida na reunião da semana passada em que foi debatido o projeto de águas residuais para a Gafanha da Encarnação. É mais uma etapa no projeto da rede de saneamento mas o PS teme que ao ritmo atual a freguesia vai entrar na terceira década do século XXI sem cobertura.

“Será um falhanço do PSD, até tendo em conta as insistentes promessas que veiculou na última campanha eleitoral”, refere o PS.

Eduardo Conde, Sérgio Lopes e Sara Pinho lamentam que o projeto apresentado não preveja empreitada na Gafanha do Carmo e na zona central da Gafanha da Encarnação, “cujas populações há muito anseiam por este investimento e alimentaram expectativa por uma solução breve, tendo em conta as promessas eleitorais assumidas pelo PSD”.

Uma questão que “coloca em causa a qualidade de vida” e que afeta, de forma indireta, a qualidade ambiental da ria. Eduardo Conde registou ainda a inexistência de bacias de retenção que evitem descargas de emergência na Ria de Aveiro, e a demasiada profundidade a que é instalada a rede de águas pluviais que tem provocado danos nos terrenos agrícolas ao nível da drenagem dos lençóis freáticos.

Outro assunto que preocupa é a incapacidade da rede com origem a sul da Gafanha do Carmo. No passado domingo autarcas do PS Ílhavo acompanharam ostricultores do concelho numa visita a locais onde são realizadas descargas de efluentes em Mira e Cantanhede que afetarão a qualidade da água da Ria de Aveiro, também no concelho de Ílhavo.

A ETAR instalada junto à zona industrial da Mota não consegue suportar toda a carga que é drenada de Vagos e Mira e o PS diz que há escorrimentos e descargas a sul que depois acabam no canal de Mira que "desagua" na Barra.

Denúncias feitas a partir do concelho de Mira, por um movimento cívico, que analisa a situação no município do distrito de Coimbra que integra a rede da antiga SIMRIA, atual Águas do Centro Litoral.

Sérgio Magueta, líder da oposição na Gafanha da Encarnação que organizou no domingo uma chinchada, assume que há queixas feitas no SEPNA. E teme pela atividade dos ostricultores. Fala num sistema que, em sobrecarga, está desenhado para libertar efluentes que acabam na ria (com áudio)

O dirigente político diz que o sistema foi desenhado com algumas limitações e que há impactos negativos na ria. E diz que isso não é aceitável enquanto ao mesmo tempo de fazem ações com os alunos na limpeza das margens da ria (com áudio)