Governo quer acelerar execução dos fundos comunitários.

2016-07-06 12:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Aveiro e o presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro querem mais agilidade na aplicação de fundos comunitários. Ribau Esteves e Fernando Paiva Castro falavam na abertura do encontro "Acelerador de investimento Portugal 2020", esta manhã, em Aveiro, sobre gestão de fundos, para defender mudança de paradigma com simplificação de processos e capacidade de atração para o envolvimento de privados no investimento.

"O Portugal 2020 está atrasado como nunca esteve um quadro comunitário em Portugal. Precisamos de executar com mais rapidez e eficiência", desafiou Ribau Esteves com um discurso em defesa da experiência e capacidade dos autarcas para fazerem aplicar verbas de fundos comunitários. (com áudio)

Fernando Paiva castro inspirou-se mas últimas notícias sobre o chumbo de Bruxelas à via ferroviária dedicada de Aveiro a Mangualde para defender maior compromisso do Governo no projeto. Pedro Marques, Ministro com a pasta das infraestruturas, assume que o Governo vai insistir no projeto da ligação Aveiro – Salamanca.

O Primeiro-Ministro António Costa admite que a meta imediata é trabalhar pela simplificação e dinamização da execução de fundos europeus. "Temos de conseguir melhores condições para autarquias e empresas investirem, o que não vale a pena deixar para o próximo ano”.

A majoração para projetos a apresentar até 15 de setembro é já uma das medidas assumidas pelo Governo que espera dessa forma garantir maior envolvimento da iniciativa privada.