Governo incentiva empresas a qualificar emprego para fixar mão de obra.

2022-12-21 17:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, diz que "dinheiro não falta para formação" mas é necessário levar os trabalhadores a apostarem na valorização pessoal.

De visita ao Centro de Emprego de Aveiro e a empresas com projetos de formação, o governante falou sobre um mundo em mudança em que as competências rapidamente caem em desuso.

Depois de passar pela Salvador Caetano, em Ovar, e pela The Navigator Company (na foto), em Aveiro, falou à Terra Nova sobre o compromisso estabelecido com as empresas e os cidadãos, em nome da qualificação. (com áudio)

Nas visitas desta quarta-feira, Miguel Fontes passou também pela Autoridade para as Condições de Trabalho para acentuar a importância de garantir um quadro de estabilidade que estimule os jovens a permanecer no país.

O Governante garante os meios financeiros mas diz que "é necessário ir mais longe". 

Defende uma aposta cada vez mais intensa na formação mas também na qualificação para um emprego de qualidade e com direitos (com áudio).

As dificuldades de recrutamento, reveladas por empresários de todo o país, tem vindo a fomentar a formação em ambiente empresarial.

O Governante admite que essa é uma dificuldade a exigir políticas de médio e longo prazo com aposta na valorização da formação e na fidelização de recursos.

Os níveis de remuneração e a repartição “justa e equilibrada” entre ganhos de capital e remuneração do trabalho pode ser fator de estabilidade.