Governo garante 5 milhões para obras na GNR e PSP no distrito de Aveiro.

2022-11-11 07:24

Categoria: 

Concelho: 

A secretária de Estado da Administração Interna anunciou, ontem, em Vale de Cambra, investimento a rondar os cinco milhões de euros para obras em instalações da GNR e da PSP no distrito de Aveiro.

Isabel Oneto participou na cerimónia do 14.º aniversário do comando territorial de Aveiro da GNR.

Revela que há 600 milhões para investir no país ao abrigo da lei de programação das infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança no quadriénio 2022-2026.

A secretária de Estado adiantou ainda que para o distrito de Aveiro há uma previsão de investimento de cinco milhões de euros para as obras no posto territorial de Anadia, em fase de conclusão, e o lançamento da empreitada, no próximo ano, do posto territorial de Oliveira do Bairro, a que se seguirão Cesár (Oliveira de Azeméis), Sever do Vouga e as esquadras de Ovar e São João da Madeira da PSP.

Isabel Oneto falava após o comandante do comando territorial de Aveiro da GNR ter pedido a intervenção da governante na resolução de alguns problemas relacionados com a atual situação em que alguns dos quartéis deste comando se encontram.

“Necessitamos de dar atenção a locais que exigem intervenções urgentes e profundas, as quais estão devidamente identificadas e cujos processos embora se encontrem em andamento decorrem a um ritmo que para nós não é satisfatório”, disse o comandante João Fernandes, referindo-se à requalificação das instalações dos postos territoriais de Sever do Vouga e Oliveira do Bairro.

A representante do Governo garantiu dinheiro para equipamentos e reforçou a aposta na formação.

“Com este instrumento, será possível prosseguir os investimentos, dos quais gostaria de destacar o novo centro de formação da GNR, num valor superior a 25 milhões de euros e que permitirá a esta força estar cada vez mais preparada para os desafios segurança do nosso país”, referiu.

O comando da GNR salientou acentuou um olhar atento para a violência doméstica, o crime mais participado no distrito, realçando as mais de 170 detenções, 36 das quais em flagrante delito, efetuadas até ao fim de outubro.

A sinistralidade rodoviária é outra das preocupações do comandante da GNR, que prometeu intensificar o patrulhamento e as ações de fiscalização.

“Ao longo deste ano efetuámos já mais de duas mil detenções em flagrante delito por condução sob a influência do álcool e por condução sem habilitação legal, motivo pelo qual não poderemos abrandar na fiscalização e repressão deste tipo de comportamentos”, vincou.

 

Texto: Terra Nova com Lusa