Governo em Aveiro no lançamento da segunda edição do Orçamento Participativo Portugal.

2018-04-04 17:53

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe um encontro dedicado à segunda edição do Orçamento Participativo Portugal.

É esta quinta, às 21h, com a presença de membros do Governo na divulgação da iniciativa. A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro recebe Graça Fonseca (Secretária de Estado da Modernização Administrativa) e Maria Manuel Leitão Marques (Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e da Modernização Administrativa na foto) num encontro que assinala a segunda edição do evento.

A II Edição do OPP, cujo orçamento aumentou de 3 para 5 milhões em relação à edição anterior, avança com um conjunto de novidades. Uma destas é a evocação da Revolução do 25 de Abril. Desde 24 de Janeiro que é possível submeter propostas através da página www.opp.gov.pt.

A segunda novidade é o recurso às redes de bibliotecas públicas e municipais e de Espaços Cidadão como redes parceiras do OPP, para acolher e apoiar as pessoas que queiram submeter as suas propostas para o OPP 2018.

A fase de apresentação de propostas decorre até dia 24 de abril através do portal do OPP em www. opp.gov.pt/. Entre 11 de junho e 30 de setembro todos podem votar nas propostas OPP, através do portal ou por SMS gratuito.

Em 2017 foram realizados encontros participativos nas diferentes regiões do país, nos quais participaram mais de 2.000 pessoas. Estiveram em votação 600 propostas apresentadas pelas pessoas e, hoje, já estão em fase de concretização os 38 projetos que recolheram a maioria dos cerca de 80 mil votos no OPP 2017.

Para além de aumentar significativamente a verba do OPP, o Governo decidiu alargar o OPP a todas as áreas de governação. Em 2018, as pessoas podem apresentar propostas em qualquer área de intervenção do Estado, sem exceção.