Governo autoriza reforço de assistentes nas escolas. Deputado aveirense do PSD fale em "política do engano".

2017-11-03 11:05

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do PSD Amadeu Albergaria acusou esta quinta-feira o governo de pretender “enganar as escolas quando apresentam como investimento o que é um corte”.

Intervindo no plenário na discussão do Orçamento do Estado, o parlamentar social democrata lamentou o que diz ser a “política do engano” praticada pelo ministro da Educação.

“Estamos perante um Orçamento para a Educação que representa uma tentativa deliberada de enganar as escolas” , vincou Amadeu Albergaria, recordando que “as escolas confrontam-se há dois anos com falta de funcionários, com obras por fazer, com falta de verbas e com um ministro que as engana sistematicamente”.

A posição do Parlamentar surge no momento em que é conhecida a autorização do Ministério das Finanças para a contratação de 500 assistentes operacionais para as escolas. O Ministro da Educação tinha anunciado há dois meses a colocação de 1500 funcionários mas só agora surge a autorização das Finanças para a primeira vaga de assistentes operacionais.

Para o deputado aveirense, Amadeu Albergaria, este OE “representa um corte de 2,9% para a área da Educação, menos 183 milhões de euros”, reiterando a teoria do “engano”, “quando afirmam que reforçam o investimento e o que verificamos é um corte de 9,6% no orçamentado face a 2017”.