Governantes de Portugal e Noruega visitaram o Festival do Bacalhau.

2022-08-12 17:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Noruega é o país convidado do Festival do Bacalhau de Ílhavo que decorre até domingo no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.

Hoje, é, de facto, o 'Dia da Noruega', no Festival, que contou com a presença de Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas de Portugal, e de entidades oficiais norueguesas como o Secretário de Estado do Ministério das Pescas, a Embaixadora da Noruega em Portugal, bem como o Diretor do Conselho Norueguês dos Produtos do Mar para Portugal.

Para assinalar o dia do país convidado decorreu esta tarde a cerimónia do hastear da bandeira norueguesa no recinto do Festival do Bacalhau.

Teresa Coelho, Secretária de Estado das Pescas, realçou, na ocasião, a resiliência do sector da pesca no período de dificuldades no contexto da Pandemia da Covid-19. (com áudio)

Atualmente Portugal e a Noruega, em conjunto, perfazem 50 por cento da costa marítima Europeia, o que torna a economia do mar tão importante para os dois países. Entre a Noruega e Portugal existe também uma relação de amizade, com relações diplomáticas há mais de 100 anos, facto destacado por João Campolargo, Presidente da Câmara de Ílhavo, nesta cerimónia realizada no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. (com áudio)

 

(em actualização)