Gafanha do Carmo: Centro Cívico da freguesia apontado como "exemplo" da Democracia.

2024-03-25 09:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Foi uma obra marcada pelo braço de ferro entre Junta de Freguesia e Câmara mas que acaba como sinal dos valores da democracia.

Foi desta forma que o autarca da freguesia da Gafanha do Carmo falou do processo concluído com a inauguração do espaço central da freguesia.

Um centro cívico trabalhado há vários anos, discutido com a maioria independente que assumiu a liderança do executivo em 2021 e que mereceu alteração de projeto.

Luís Diamantino diz que falou mais alto a democracia (com áudio)

A intervenção, que representa um investimento na ordem dos 235 mil euros, acrescidos de IVA, consistiu no arranjo urbanístico da envolvente da Igreja da Gafanha do Carmo, integrando uma parcela de terreno contíguo, com o pressuposto da criação de um espaço público polivalente.

O novo espaço inclui áreas verdes, com arborização; equipamentos de ginástica; zonas de mesas para merendas, jogos e convívio; zonas de estar com bancos adaptados a seniores; área de utilização polivalente, para realização de festejos ou para estacionamento automóvel, com 44 lugares disponíveis; aumento da segurança pública, com a eliminação do eixo visual de ligação entre a porta da Igreja e o lado oposto da estrada e a criação de um elemento de barreira dissuasor do atravessamento do arruamento no eixo direto da porta de entrada da igreja, reduzindo potenciais situações de perigo.

João Campolargo considera que prevaleceu o respeito pela vontade das populações.

O autarca de Ílhavo assume que essa é uma marca que pretende manter no exercício de funções (com áudio)

No local foi descerrada a placa do Centro Cívico da Gafanha do Carmo, Praça Padre João Gonçalves, em homenagem ao antigo padre natural da freguesia, seguindo-se um almoço-convívio e animação.

Campolargo anunciou novas obras com a preparação de mais uma peça na rede de saneamento e deixou como aposta a criação de uma creche na freguesia (com áudio)