"A Gafanha da Nazaré há poucos anos era uma terra tipo sapal e agora é cidade" - Fernando Caçoilo.

2016-04-19 10:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma cidade em transformação "acelerada" que corre contra o tempo na criação de infraestruturas e na qualificação de espaços. Foi desta forma que o presidente da Câmara de Ílhavo falou da Gafanha da Nazaré na abertura do programa que assinala os 15 anos da elevação a cidade. 

Fernando Caçoilo leva à freguesia a apresentação de planos para a reabilitação de habitação social do Bebedouro nas habitações que pertencem ao Município e as candidaturas que apostam na reabilitação urbana e na construção de uma rede de pistas cicláveis. O autarca revela que além de uma via de cintura ciclável serão criadas pistas nalguns arruamentos. Para a história fica a obra de saneamento básico que aproxima os níveis de cobertura da taxa máxima (com áudio).

O dia de aniversário inclui a realização da reunião de Câmara, esta tarde, no salão nobre da Junta de Freguesia. Em agenda os documentos relativos à Prestação de Contas de 2015. À noite, no Centro Cultural da Gafanha, será inaugurada uma exposição de fotografias e há sarau comemorativo.

Carlos António Rocha, presidente da Junta, admite que há caminho a fazer para dar um novo rosto à cidade. Ainda assim vê potencial para garantir crescimento económico e sempre com ligação ao mar.

“Esta terra quase que seria autónoma em tudo o que é necessário. Temos comércio, indústria, agricultura, cultura, desporto e tudo o que uma boa terra precisa para proporcionar boa condição de vida aos cidadãos. O mar é uma fronteira natural e uma aposta de futuro. É o sítio para onde nos temos de virar. É bom que as entidades tenham olhar atento e política efetiva para o que o mar pode oferecer, seja na economia marítima ou no turismo”.

O dia de aniversário vai prolongar-se até ao fim de semana com atividades desportivas e culturais. Sábado, dia 23, tempo para atividades desportivas ao longo do dia. Caminhada, basquetebol, petanca, nautimodelismo, zumba, aula de relaxamento, hora do conto, atividades circenses e BTT noturno com gastronomia à mistura.

Estas atividades vão estar espalhadas pela Barra, Casa do Povo e Jardim 31 de Agosto. No domingo, dia 24, às 18h30, dá-se o lançamento do livro “Um mundo feito de nada, uma vida cheia de tudo”, de Diogo Lourenço.