Gafanha da Nazaré anuncia fusão de associações de pais.

2016-04-06 13:36

Categoria: 

Concelho: 

As Associações de Pais das Escolas da Gafanha da Nazaré deram origem a uma estrutura conjunta. Agora como Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas Básica e Secundária da Gafanha da Nazaré, depois de um processo de fusão, a nova estrutura já trabalha em conjunto com o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Câmara Municipal de Ílhavo e Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré com apostas centradas na inovação e no empreendedorismo.

“O enfoque da Associação está na promoção e auxílio de um ensino de qualidade, capaz de formar bons profissionais e, principalmente, boas pessoas, apoiando e acompanhando a Direção de Agrupamento na persecução dos objetivos delineados”.

A Associação quer promover uma forte ligação entre a escola (conhecimento), o tecido empresarial (produção) e comunidade/território (políticas territoriais), acreditando que seja possível contribuir para um meio escolar de qualidade e proporcionar as melhores condições de desenvolvimento humano. Pela frente está a criação de um logótipo da Associação objeto de concurso que vai fomentar a ligação à comunidade envolvendo alunos, famílias e outros cidadãos.

Para o presidente da Associação de Pais, Hugo Coelho, “apenas com conhecimento, resultante de um ensino de excelência, viabilizar-se-á um tecido empresarial inovador e suficientemente diferenciador para se tornar competitivo num mercado global”.

A Diretora do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Eugénia Pinheiro, mostra-se agradada com o conceito, mencionando que “as Associações de Pais têm tido um papel importante na comunidade escolar e, numa vertente de parceiros com os mesmos macro-objetivos, devem assumir, cada vez mais, uma intervenção constante, ladeando as ambições do próprio Agrupamento de Escolas.”

A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré acompanha o processo. Carlos António Rocha, Presidente da Junta, adianta que “o executivo procura estar sempre presente, promovendo a articulação entre todas as entidades e instigando a melhoria contínua.”. Para o autarca “não há dúvidas que um bom ensino de hoje dará os frutos de amanhã.”