Gafanha da Encarnação: PS defende que Junta de Freguesia deve “alavancar a indústria mariscadora local".

2018-11-15 11:09

Categoria: 

Concelho: 

O PS retoma propostas já presentadas para sugerir uma aposta declarada da Gafanha da Encarnação nos produtos da ria.

Os eleitos do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Gafanha da Encarnação, no âmbito da participação no período de consulta prévia para a elaboração do Plano e Orçamento daquela Junta de Freguesia para 2019, voltaram a defender a prioridade para a promoção e valorização da Ria de Aveiro, nas suas vertentes turística, ambiental e gastronómica.

O festival da Ostra foi, de novo referido como aposta estruturante apesar da maioria Social Democrata ter recusado essa proposta.

A bancada do PS, liderada por Sérgio Magueta, defende que a Junta de Freguesia deve “alavancar a indústria mariscadora local em benefício de toda a região”.

Nas propostas estão a promoção de um posto de degustação de marisco junto à frente-ria, com venda no local; Cooperação com as entidades competentes para uma devida reorganização da frente-ria, especificamente no que diz respeito à limpeza e controlo de resíduos nas margens da ria e, por fim, a envolvência ativa da Junta na organização de um “festival da ostra” em parceria com os mariscadores e com a restauração local.

Por outro lado, os eleitos do PS insistem na urgência da edificação de um WC público no caminho do Praião, na zona do Largo da Bruxa.

A bancada PS lamenta que a Junta não assuma as ideias como prioridades mas deixa nota positiva à consulta prévia para a elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019 da Junta de Freguesia.