“Fundo de apoio é medida importante que apoia famílias em fases da sua vida mas é um apoio transitório” – Paulo Costa.

2015-03-02 23:53

Categoria: 

Concelho: 

O vereador da Câmara de Ílhavo com o pelouro da ação social acredita que a diminuição de pedidos de apoio ou candidaturas ao Fundo de Apoio Social resultam do maior cuidado que é colocado nas candidaturas e na forma de eliminar duplicação de apoios sociais. Paulo Costa respondia aos deputados municipais para explicar que a disponibilidade de apoio existe mas o trabalho em rede ajuda a escrutinar os pedidos de ajuda de forma mais cuidada.

“Tem havido rigor cada vez maior e há menos famílias a pedir apoio. Há mecanismos para despistar situações de falsa carência económica. No apoio a rendas de casa também há menos pedidos. A segurança social decidiu integrar no cálculo o apoio de renda como rendimento da família o que quer dizer que as famílias optaram por não concorrer ao fundo porque têm o rendimento social de inserção”.

Paulo Costa salienta a importância dos apoios sociais como medida transitória mas lembra que não resolvem situações problemáticas na vida das pessoas. “O fundo não resolve nada. O fundo é medida importante que apoia famílias em fases da sua vida. É um apoio transitório”.