Anadia: Parque Urbano é o novo centro de lazer do município,

2021-06-24 17:29

Categoria: 

Concelho: 

O Parque Urbano de Anadia abriu oficialmente ao público, no passado dia 22 de junho, numa cerimónia que foi presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Um investimento superior a quatro milhões de euros, comparticipado em um milhão e meio pelos Fundos Comunitários, no âmbito do PARU – Planos de Ação de Reabilitação Urbana.

O novo espaço de lazer está localizado junto ao principal curso de água da cidade (Rio da Serra), ocupando uma área de 8,5 hectares.

Contempla uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre (Padel, Minigolfe, Basquetebol, Voleibol de Praia e Futebol), edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, parque de estacionamento para automóveis e autocarros.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou que o parque “é um sonho tornado realidade” que começou “a ser desenhado em 2017” e que foi concretizado “graças ao imprescindível apoio de fundos comunitários”, sendo “uma enorme mais-valia e um orgulho para o concelho”.

“Um espaço polivalente que, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores, enaltece a imagem urbana da entrada norte da cidade de Anadia”, afirmou a autarca que acredita que, num futuro próximo, “será ainda fator potenciador da fixação de população residente no concelho, em geral, e na cidade de Anadia, em particular”.

De referir que o Parque Urbano de Anadia teve em consideração soluções sustentáveis, capazes de integrar, de forma equilibrada, questões sociais, energéticas, económicas e ambientais.

Maria Teresa Cardoso elencou ainda um conjunto de obras que beneficiaram dos apoios comunitários, no âmbito do PARU, como a requalificação da zona envolvente à Fonte da Azenha, da Avenida Eng. Tavares da Silva e da Rua António Feliciano Castilho, dos espaços públicos envolventes à Capela de São Sebastião, ao Pavilhão Municipal e à Biblioteca Municipal, bem como a reabilitação do Parque Escolar, cujas escolas foram comparticipadas, no âmbito do Centro 2020. “Estes apoios foram, e continuam a ser, fundamentais para as obras que realizámos, para as que estão ainda a decorrer e para as que pretendemos vir a desenvolver”, adiantou.

De sublinhar que o Município de Anadia apresenta uma boa taxa de execução do PARU, física e financeira, que ronda os 95%. “Este bom desempenho já nos permitiu usufruir de reforço de verbas do chamado ‘acelerador’ e, mais recentemente, do prémio devido pela taxa de execução alcançada”, referiu a responsável máxima da autarquia anadiense.

A autarca deu ainda a conhecer à governante algumas das obras que deverão arrancar em breve, cujo montante global ultrapassa os dois milhões e meio de euros, designadamente a requalificação e reestruturação do Centro de Saúde de Anadia, a requalificação da Escola Básica da Moita e a requalificação ambiental e paisagística da zona do Monte Crasto, cujos procedimentos concursais se encontram em fase de adjudicação.

Aproveitando ainda a presença da Ministra da Coesão Territorial, Maria Teresa Cardoso voltou a reiterar a necessidade de um acesso direto à autoestrada A1, para que a “nossa” indústria possa “receber a matéria-prima e escoar, rapidamente os seus produtos”.

Apelou à Ministra Ana Abrunhosa para que faça chegar a mensagem ao Governo, para que “não caia em esquecimento”. “Necessitamos, urgentemente, de um nó de acesso à autoestrada A1, capaz de servir não só o concelho de Anadia, mas também os municípios vizinhos. Uma pretensão importante para o desenvolvimento económico do concelho e da região, que tem sido ignorada de Governo em Governo”, afirmou.

A Ministra da Coesão Territorial deu os parabéns ao Município de Anadia pela concretização deste projeto que “veio melhorar, de forma evidente, a qualidade de vida da população, consolidando espaços públicos e verdes de forma sustentada e inovadora”, tendo ainda considerado que Anadia “ganhou uma nova entrada da cidade, dando também uma nova vida a todos os que moram ao seu redor”.

Relativamente à reivindicação do Município, para a criação de um acesso direto à autoestrada A1, Ana Abrunhosa confessou que “já perdeu o número de vezes” que, enquanto presidente da CCDRC, “sinalizou este nó de acesso, junto do Poder Central, considerado pela CIRA, como um projeto prioritário”.

Deixou a promessa de fazer chegar a mensagem à tutela e, sempre que possível, “recordar o quanto estratégico este projeto é para Anadia e para a região”.

Para dar a conhecer à comunidade os vários espaços desportivos existentes no Parque Urbano, o Município está a promover até ao próximo domingo, 27 de junho, um conjunto de atividades lúdico desportivas, de participação gratuita.

Assim, esta sexta-feira, entre as 17h30 e as 19h30, terá lugar o evento “Ciclismo vai ao Parque da Cidade”, pela Federação Portuguesa de Ciclismo. No sábado, entre as 17h00 e as 18h00, haverá uma aula de Ioga. No domingo de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, os munícipes são convidados a explorar o Parque, através de uma sessão de Orientação, pelo Clube Saca Trilhos Anadia.