Festival Dunas de São Jacinto começa a 26 de Agosto. Investimento da autarquia sobe aos 195 mil euros. (notícia atualizada às 15h48)

2022-08-09 08:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival Dunas de São Jacinto vai realizar-se de 26 a 28 de Agosto na Praia de Sâo Jacinto.

Surgiu em 2017, por iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), "com o objetivo de destacar todas as potencialidades de São Jacinto e promover a animação de verão na praia do Município, sendo igualmente uma importante ação de promoção de Aveiro".

Nas cinco edições anteriores, todo o território de São Jacinto foi envolvido pelo Festival, com a realização de atividades em toda a sua extensão, "num misto de exploração da natureza, de atividades desportivas e náuticas, musica e cultura, com o objetivo de promover vários momentos de animação, partilha e de convívio entre os visitantes, a população e as instituições", referiu Ribau Esteves, Presidente da Cãmara de Aveiro. (com áudio)

O Festival das Dunas de São Jacinto "é um evento que tem a particularidade de envolver as Entidades e Instituições de São Jacinto, potenciando o que de bom existe na Terra", nomeadamente o Regimento de Infantaria Nº10, a Reserva Natural de São Jacinto, o Centro de Alto Rendimento de Surf / CAR Surf, o Centro Nacional de Formação Ambiental, a Associação Cultural e Desportiva de São Jacinto e, obviamente, a excelente Praia de São Jacinto.

Em 2022 há três dias de Festival, no qual serão realizados 15 espetáculos, desde musicais, artes performativas e animação de rua e de praia, envolvendo toda a comunidade.

Ao nível da Música um especial destaque para os espetáculos, na sexta-feira, dia 26 de agosto, de NOBLE (na foto) e NO MAKA, no sábado, dia 27 de agosto, dos EXPENSIVE SOUL e no domingo, dia 28 de agosto, dos SANTAMARIA, que atuarão no Palco Marginal. Os concertos de Noble e dos Expensive Soul estão marcados para as 22h00, enquanto que os Santamaria atuarão no encerramento do Festival, quando forem 18h00 do dia 28 de agosto, domingo.

Para além deste palco principal, o Festival terá um segundo palco denominado “Palco Dunas”, localizado no areal e onde serão desenvolvidas várias atividades durante os três dias do evento, nomeadamente os já tradicionais “Sunset”.

Como já é habitual, as noites de sexta-feira e sábado terminaram pelas 23h45 com os espetáculos DUNAS SUMMER BAY, na baía de São Jacinto, onde a música e a pirotecnia se fundirão num espetáculo de cor e luz.

O PRIO AIR SHOW vai continuar a ser um dos grandes destaques do Festival Dunas de São Jacinto, com início marcado para as 15h00 de sábado, 27 de agosto, numa parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e a empresa PRIO, São Jacinto será palco da adrenalina dos voos acrobáticos de mais de uma dezena de aeronaves, num evento que junta diversas companhias aéreas portuguesas e estrangeiras, na baía de São Jacinto. 

Pelo segundo ano consecutivo, São Jacinto vai acolher o maior encontro de aeronaves ultraleves realizado em Portugal. O FLY-IN DUNAS vai acolher mais de 70 aeronaves que vão aterrar e estar visitáveis das 14h00 às 17h00 de domingo na pista de aterragem do Regimento de Infantaria n-º10, no último dia do Festival Dunas de São Jacinto 2022. Com a organização da APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve e da AeroDreams, este encontro é também um contributo para a aposta que a CMA quer fazer de dar vida ao aeródromo civil de Aveiro.

"Um dos pilares do Festival Dunas de São Jacinto continuará a ser o Desporto, com uma atenção muito especial para os eventos realizados na praia", como o futebol de praia, o andebol de praia, o voleibol e o frisbee. Ao nível das atividades náuticas, com organização da Estação Naútica de Aveiro e em parceria com vários Clubes e Associações do Município, será possível praticar surf, stand up paddle e canoagem.

Passeios de bicicleta, provas de orientação e muitas mais atividades estarão disponíveis para todo o tipo de praticantes.

A Natureza será o terceiro pilar do Festival Dunas de São Jacinto, "não esquecendo o espaço único que é a Reserva Natural, mas também uma vasta oferta de atividades de sensibilização e promoção ambiental, realizadas na praia e em todo o território, com um destaque especial para o Warm Up Sessions dedicadas à E-Bike Xperience e à participação dos Patrulheiros da Costa".

Com um investimento aproximado de 195 mil euros, o Festival Dunas de São Jacinto, aposta em três dias de propostas culturais, desportivas e de lazer de acesso totalmente livre, que decorrerão por todo o território de São Jacinto, desafiando todos os visitantes a descobrirem a pé, de bicicleta ou através de outros meios não poluentes, as belezas de São Jacinto.

Destaque ainda para o grande envolvimento da Comunidade Local de São Jacinto e da CMA, na organização da edição de 2022 do Festival Dunas de São Jacinto.