Festival dos Canais "marca de forma indelével a Cultura em Aveiro" - Ribau Esteves.

2021-07-29 10:08

Categoria: 

Concelho: 

O Festival dos Canais promovido anualmente pela Câmara de Aveiro, terminou no passado dia 25 de julho com um balanço "positivo".

O evento apresentou um programa que envolveu 50 iniciativas de 80 artistas e coletivos, "tendo registado uma adesão significativa do público, que esgotou praticamente todos os espetáculos e visitou em elevado número as instalações e a exposição que o festival promoveu".

Para o Presidente da Câmara, Ribau Esteves “o Festival dos Canais continua a marcar de forma indelével a Cultura em Aveiro, é um marco muito forte de toda a transformação que temos vindo a realizar nos últimos anos a vários níveis, mas neste caso especialmente ao nível cultural. Mesmo com as restrições provocadas pela pandemia este Festival é já uma marca de Aveiro e tem um selo de qualidade proporcionado pelos grandes espetáculos de todo o tipo que temos vindo a assistir ano após ano”, afirmou.

O Festival dos Canais voltou a realizar-se em modo de 'Edição Especial', tal como em 2020, devido às limitações impostas pela pandemia, o que obrigou à realização de espetáculos em recintos vedados e com lugares marcados.

Novidade desta edição foi a atribuição dos prémios do público, tendo os espetadores votado expressivamente através de um formulário partilhado nas redes sociais. Da contagem final dos votos resultou a eleição de “Corpo D’Água”, do LP Studio, para Melhor Espetáculo, e Bárbara Bandeira para Melhor Concerto.

Os vencedores serão galardoados com uma peça em cerâmica da autoria de Vasco Branco. Outra estreia nesta edição foi a da 'Festival dos Canais TV', que através das redes sociais fez o acompanhamento de todo o festival, com reportagens, entrevistas e recolha de depoimentos, tendo conseguido fazer chegar o festival a um público mais alargado e ajudado a informar os espetadores das diversas atividades.