Festival do Bacalhau abre com mensagem sobre "orgulho" na cultura marítima.

2018-08-08 18:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Ílhavo associou a abertura do Festival do Bacalhau à celebração dos 81 anos do Museu Marítimo de Ílhavo e não tem dúvidas em afirmar que o património histórico está bem preservado no Museu mas também retratado nos dias do Festival do Bacalhau pelo envolvimento das comunidades locais (com áudio).

E sobre a possível criação de um Museu do Mar, em Lisboa, o autarca de Ílhavo aconselha os decisores a perceberem o que se passa no país (com áudio)

O autarca deixou esse sinal de reconhecimento pelo legado dos primeiros homens da pesca e sobre a realidade atual defendeu os projetos que valorizam essa memória histórica.

Afirma que o Museu está, hoje, na categoria dos melhores do país e que aí quer continuar já com previsão de bater novos recorde de visitantes acima dos 82 mil de 2017 (com áudio).

A autarquia e a confraria do bacalhau destacaram a presença de um vereador da Câmara de Paris e de representantes do município de Granville (Normandia) na cerimónia de abertura.

Ponto de partida para cinco dias de festas em torno da cultura marítima e dos valores da gastronomia com o bacalhau como "rei da festa".