Festival da Sardinha nasce como apoio às festas da Senhora do Pranto mas ambiciona afirmação regional.

2015-07-01 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival da Sardinha, no mercado de Ílhavo, nos dias 10, 11 e 12 de Julho, nasce como ponto de apoio à angariação de fundos para a festa em honra de Nossa Senhora do Pranto mas pode crescer dependendo da resposta do público. A garantia é deixada pela Junta de São Salvador que espreita a oportunidade para criar em Ílhavo um espaço de gastronomia e cultura com peso na região.

O evento que terá a primeira edição no próximo fim de semana, em espaço contíguo ao mercado, vai servir de ponto de partida a um Festival que ambiciona tornar-se referência no mapa de festivais gastronómicos. “Foi através da comissão de festas que nasceu a iniciativa que logo apoiámos. É o lançamento de um festival e que poderá ganhar nova dimensão. Vamos estudar o comportamento das pessoas que visitam o espaço e a organização e as necessidades para dar resposta. Já estudei vários festivais, estamos a tentar estudar a logística envolvida, e o que possa ser um festival com outra dimensão para 2016”.

A festa em honra de Nossa Senhora do Pranto está em preparação e volta a apostar na decoração das ruas com flores. Os temas floridos prometem marcar a paisagem já no início do mês de Agosto. João Campolargo diz que o envolvimento da população é decisivo no sucesso da festa (com áudio).