Fernando Caçoilo "ambicioso" para a segunda metade do mandato mas sem "hipotecar as próximas gerações”.

2019-10-28 09:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Fernando Caçoilo assinalou o 2.º aniversário da tomada de posse para o segundo mandato enquanto presidente da Câmara de Ílhavo e aproveitou o momento para balanço e lançamento de ideias para o futuro.

O dia 27 de outubro marca o cumprimento da primeira metade do mandato e a maioria Social Democrata volta a destacar a sustentabilidade financeira como símbolo de sucesso governativo.

Realça a “importância capital que se revestiu a liquidação total da dívida no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), no montante de 4.621.950,79 euros, através da contração de empréstimo bancário, para substituição do capital em dívida”.

Diz que se trata de uma opção que além de acabar com “restrições legais” permite “ganho significativo em juros”.

As poupanças permitiram manter o nível de investimento em intervenções como o Nó Viário da Barra, a remodelação e adaptação da Av. Fernandes Lavrador (Barra), a construção de passeios nas ruas Diogo Cão e José Maio (Barra), a requalificações da Rua Carlos Marnoto (Ílhavo), os corredores cicláveis no âmbito dos estudos/projetos PAMUS, como a pista de cintura externa na Gafanha da Nazaré (Bresfor – Ponte da Barra), a Requalificação da EB1 da Marinha Velha, a construção do Centro Escolar da Gafanha de Aquém e a inauguração do novo Quartel da GNR.

Na lista de investimento destaca ainda a finalização da rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais da Gafanha da Nazaré e das Agras, o reforço das Redes de Abastecimento de Água na Carvalheira/Ermida, o início da construção da rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais da Gafanha de Aquém, o início das obras de Requalificação do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo (no âmbito do PEDU), a pavimentação de vários arruamentos no Município, a execução da bancada no campo do Vista Alegre, a colocação do piso sintético no polidesportivo da Gafanha do Carmo, a beneficiação dos campos de ténis da Costa Nova e da Gafanha da Encarnação, o Reforço do Cordão Dunar entre a Costa Nova e Mira (CMI/APA), a limpeza dos passadiços das Praias da Barra e da Costa Nova, a substituição de património arbóreo (por pinheiro manso e palmeira washington) na Barra e Costa Nova, a realização das faixas de gestão de combustível de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, entre outros”.

O apoio social e a atividade cultural surgem como notas de investimento nos campos mais imateriais mas de relevância coletiva.

E na agenda está já o futuro para mais dois anos com obras e projetos que, segundo a maioria, são geridos com a “obrigação e o dever moral” de gerir a “coisa pública” com “responsabilidade”.

A regeneração de centros urbanos, redes de águas e saneamento, remodelação de escolas e extensões de saúde, alterações climáticas e habitação social são definidas como áreas prioritárias.

Fernando Caçoilo anuncia também aposta em medidas de alcance social.

“Para os cidadãos e famílias haverá o compromisso de retribuir o contributo fiscal até agora dispensado pelos munícipes através da redução em 6,66% do valor do IMI (a fixar em 0.35) numa clara e razoável opção política”.

A descentralização de competências não foi esquecida e a autarquia afirma abertura para continuar a negociar novas áreas de intervenção.

“Volvidos que estão mais de 40 anos de Poder Local Democrático acreditamos no papel que a Descentralização pode ter para o País, desde que seja devidamente estruturada, objetiva e financiada. Foi sempre esta a posição da Câmara Municipal em não assumir responsabilidades que pudesse hipotecar o futuro do Município de Ílhavo e das próximas gerações, e deitasse por terra todo o trabalho desenvolvido”.